quinta-feira, maio 21, 2020

As Filipinas: O Mundo Segundo os Brasileiros

Proponho-lhe que assista hoje a mais um episódio do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros que desta vez nos leva a passear virtualmente até às Filipinas.
As Filipinas ou a República das Filipinas, são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul, através do Mar de Celebes, e com o Vietname, através do Mar da China Meridional. Também Palau se situa nas imediações, para sudeste.
A capital das Filipinas país é Manila, enquanto a cidade mais populosa é a Cidade Quezon, ambas fazendo parte da chamada Grande Manila.
O país é composto por 7 641 ilhas, que são classificadas em três divisões geográficas: Luzon, Visayas e Mindanau.
A sua localização, no Círculo de fogo do Pacífico, próximo da Linha do equador, faz das Filipinas um país propenso a terramotos e tufões. Mas também é um país com recursos naturais abundantes e diversos. Com aproximadamente 300 000 km2, as Filipinas são o 72º maior país doplaneta.
Em tempos de pandemia, nada como estas voltinhas pelo mundo.
Aprecie este passeio. Não perca esta oportunidade.
 

Sem comentários: