segunda-feira, fevereiro 17, 2020

A História da Água Engarrafada

A História da Água Engarrafada é um vídeo cuja proposta é desmascarar a indústria da água engarrafada.
Escrito pela ativista Annie Leonard, este vídeo (realizado por Louis Fox) explica que pesquisas científicas comprovam que a água de garrafa, muitas vezes, tem menor qualidade do que a filtrada; testes de opinião pública mostram que a água tratada, tem um "gosto mais puro" que a mineral, e que a água armazenada em garrafas plásticas pode custar até 2 mil vezes mais, que a água da torneira.
Annie defende que a água é um bem de todos e não deveria ser comercializada. "O que eles vão vender depois, ar?",  pergunta ela.
Entre outros problemas relacionados com a água engarrafada está o lixo gerado pelo plástico das embalagens, já que 80% destas garrafas não são recicladas e acabam em lixeiras nos países subdesenvolvidos.
Só nos Estados Unidos mais de 500 milhões de garrafas de água são consumidas todas as semanas, o que permitiria dar mais de 5 voltas em torno do nosso planeta.
A ativista finaliza o vídeo dizendo que a solução é exigir dos políticos e dos órgãos públicos mais investimentos em infraestruturas para o tratamento da água e para a prevenção da poluição de rios e lagos, que segundo ela são poluídos pelas próprias indústrias que fabricam as águas engarrafadas.

Sem comentários: