quarta-feira, setembro 12, 2018

Os Rótulos da Fruta e dos Vegetais

Atenção aos Rótulos da Fruta e dos Vegevetais! Aqui lhe deixo algumas dicas que deve conhecer para se tornar um (a) consumidor (a) atento (a).
É importante que saiba o significado de algumas indicações que aparecem nos rótulos e etiquetas que aparecem nas frutas e vegetais, sobretudo naqueles que são importados.
Se na etiqueta adesiva estão cinco números e o primeiro é o 8, significa que o produto é um OGM (Organismo Geneticamente Modificado).
Se o rótulo tem cinco números e o primeiro é o 9, o produto vem de uma cultura que não usa pesticidas. É o exemplo ao lado com uma laranja proveniente dos EUA.
No caso dos produtos da chamada agricultura biológica na Europa,
o logótipo europeu de produtos biológicos, ou Eurofolha, garante que o produto está em conformidade com as condições e regulamentação aplicáveis ao setor da agricultura biológica na União Europeia (UE).
Obrigatório para produtos alimentares biológicos pré-embalados na UE e facultativo para produtos que não são pré-embalados na UE ou importados de fora da UE, desde que cumpram os requisitos da regulamentação aplicável.
Garante que o produto tem no mínimo 95% de ingredientes provenientes de agricultura biológica e está associado a um código que informa sobre o local de origem da matéria-prima.
Os rótulos e as etiquetas não servem somente para colocar o logótipo da empresa, mas servem também para indicar o modo de cultivo das frutas ou verduras.
Se estiver atento (a), no futuro,  saberá como distinguir produtos cultivados com pesticidas, modificados geneticamente ou pertencentes à chamada agricultura biológica.

Sem comentários: