O povo mais feliz do mundo é o povo dinamarquês e está a contagiar-nos com o segredo para apreciar os bons prazeres da vida.
Este segredo chama-se hygge (pronuncia-se huga) e, tal como a palavra portuguesa "saudade", não tem tradução. Trata-se do modo de vida dos dinamarqueses, uma forma de apreciarem a vida e os prazeres mais simples. É assim uma espécie de aconchego entre amigos e há quem acredite que esta é uma das razões para os dinamarqueses serem considerados um dos povos mais felizes do mundo.
O Hygge galgou fronteiras e foi mesmo uma das palavras do ano 2016 para o dicionário Oxford, que a explica desta forma: "uma qualidade de convívio acolhedor e confortável que gera um sentimento de contentamento ou bem-estar".
De acordo com esta espécie de filosofia de vida o que é que é preciso fazer?
Aqui vão algumas ideias: o ar livre é preferível ao tempo que passa no ginásio; esvazie a cabeça; tire prazer em praticar exercício físico; desfrute as refeições em família; faça pausas para o café; reduza o risco de colesterol; coma o que mais gosta…mas com moderação e fuja de ambientes onde não se sinta confortável.
Para os dinamarqueses, o Hygge é o segredo da felicidade. Mas é também um exemplo de poupança, sem prescindir do conforto e um conceito que hoje tem vindo a inspirar o design de interiores.
Sem comentários:
Enviar um comentário