David Bowie (1947 - 2016) foi um músico, ator e produtor musical inglês. É, por vezes, referido como o "Camaleão do Rock" pela capacidade que sempre revelou de renovar a sua imagem. Foi uma importante figura na música popular desde há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e mais influentes de todos os tempos, sobretudo pelo seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980. Distinguiu-se também por um aparelho vocal característico e pela profundidade intelectual da sua obra.
A influência de David Bowie é única, quer musical quer socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, "ele penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável."
De facto, a sua influência é grande no mundo da música quer entre artistas e bandas mais antigas quer na nova geração. Além disso, teve influência em movimentos como a libertação gay e a recriação de uma nova juventude independente. Introduziu novas modas e maneiras de vestir na cena musical e teve uma carreira prestigiada no cinema.
Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular dos "100 Greatest Britons" e vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo da sua carreira.
Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39ª posição na sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".
Sem comentários:
Enviar um comentário