A Capela de Santo Amaro é um pequeno templo renascentista, datado de 1549 (projeto atribuído a Diogo de Torralva), que está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Apresenta planta centralizada composta por capela-mor e nave circular, ladeada pela sacristia (com pinturas a óleo no teto danificadas por infiltrações) à direita e pela antiga casa de despacho à esquerda. É precedida por três portões de entrada em ferro forjado, datados do séc. XVIII, e por átrio ou galilé semicircular, o que lhe confere uma notável originalidade, reforçada pelo revestimento azulejar polícromo, de finais do séc. XVII, de composição maneirista e proto-barroca (com figurações alusivas a Santo Amaro), que emoldura e destaca os elementos arquitectónicos.
A Capela de Santo Amaro situa-se na freguesia de Alcântara, em Lisboa, mais precisamente na Calçada de Santo Amaro. Fica situada num local com vista privilegiada sobre o rio Tejo, com a Ponte 25 de Abril no horizonte, a Capela de Santo Amaro é um dos mais interessantes e desconhecidos tesouros da cidade de Lisboa. Actualmente, a ermida está aberta ao público apenas à segunda-feira.
"Templo de peregrinação, a fundação da capela dedicada ao santo milagreiro está envolta em lendas, não se sabendo ao certo se a sua instituição se deve a um grupo de marinheiros galegos ou a uma confraria instituída no local em 1532 por freires da Ordem de Cristo, com autorização régia de D. João III". (CORTEZ, 1994, p. 856).
Desde cedo local de Romaria, tornou-se famosa pela Romaria de Santo Amaro, uma das mais apreciadas em toda a cidade, que decorria a 15 de Janeiro, tendo a última sido realizada em 1911.
"Com o advento da República, a ermida foi abandonada e saqueada, chegando a servir de carvoaria. Em 1927 foi entregue à Irmandade do Santíssimo Sacramento, e no ano seguinte o espaço foi reabilitado para o culto."Catarina Oliveira DIDA/IGESPAR,I.P./ Setembro de 2007.
Hoje esta capela apresenta inaceitáveis sinais de degradação, incúria e desleixo que contrastam de forma evidente com o seu enorme potencial turístico e cultural, por isso precisa de amigos que falem dela, que lutem por ela, para que rapidamente seja recuperada e reabilitada.
Vale a pena a visita virtual que lhe propomos. Venha daí que vai gostar!
Sem comentários:
Enviar um comentário