sexta-feira, março 01, 2013
Canais marítimos
A maior parte da superfície da Terra, é constituída por água. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre. A imensidão dos mares é surpreendente. No entanto, o homem tem tentado conquistar este contingente líquido, não só através da navegação, mas também apropriando-se de grandes áreas dos oceanos, para os seus próprios e variados fins. Tem para isso, que vencer alguns obstáculos. Os estreitos e canais marítimos são vias de comunicação entre dois mares. Distinguem-se uns dos outros porque os primeiros são vias naturais e os segundos são obras resultantes do esforço humano.
Os canais de navegação são estruturas construídas para permitir a passagem de navios de um ponto para outro. O principal objectivo da construção dos canais é criar um atalho para a navegação, evitando longas deslocações, que custam tempo e dinheiro. São usados, também, para criar uma rota navegável entre dois oceanos, mares ou lagos, separados por terra.
A utilização dos canais de navegação é muitas vezes uma alternativa economicamente viável para outros modos de transporte ou para contornar obstáculos.
Conheça, através da apresentação que se segue, um pouco mais sobre alguns dos mais importantes canais do mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário