Tulipa Ruiz é uma cantora, compositora e ilustradora brasileira.
Nasceu em São Paulo, tendo-se mudado contudo, para uma cidade pequena em Minas Gerais, São Lourenço.
Aos 22 anos voltou para a capital paulista onde trabalhou quase dez anos como jornalista. Nos últimos anos, passou a abraçar vários projectos e a defender a sua vocação para a música, colocando algumas das sua canções na página pessoal do MySpace. Foi o suficiente para começar a fazer shows. Participou de shows de nomes como DonaZica, Trash Pour 4, Júnio Barreto, Ortinho, Projeto Cru, Na Roda, Tiê, Nhocuné Soul e Cérebro Eletrônico.
Tulipa refere que aprendeu a cantar ouvindo cantoras/compositoras como Joni Mitchell, Gal Costa, Ná Ozzetti, Zezé Motta, Baby Consuelo e Joyce, mas que a sua grande influência é a cantora Meredith Monk.
Fez o seu primeiro show a solo em 2009, no Teatro Oficina, depois, Prata da Casa, coleccionando elogios da crítica, inclusive, do conceituado produtor musical Nelson Motta. Com esta referência, viu aumentando exponencialmente o público e conseguiu gravar o primeiro disco: "Efêmera". "Efêmera" saiu no final de Maio de 2010 e rapidamente conquistou a crítica e o público. Este disco conta com canções subtis e poeticamente directas, cheias de arranjos simples e melodias doces e circulares embaladas pela voz única de Tulipa.
Tulipa ganhou rapidamente espaço no cenário musical brasileiro. Ouça, agora, mais esta voz de ouro da música brasileira.
Sem comentários:
Enviar um comentário