Os organizadores contam com a presença de mais de 1 500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral, a animar os encontros e mesas redondas. Os assuntos abordados serão os seguintes:
1. LITERATURA DE VIAGENS: aqui se reflectirá sobre crónicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, das viagens através dos livros. A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turistico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo e da própria globalização.
2. O ESTADO E A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: na qual poderão, nomeadamente, ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no
Mundo Lusófono; bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do nosso património literário, cultural e da Lusofonia.3. POESIA ESCRITA PARA A MÚSICA: que permitirá, nomeadamente, a reflexão sobre temas como, a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendências da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia. Nos grandes temas deste encontro estarão presentes, entre outros, alguns escritores conhecidos: Armindo Jaime Gomes (Angola); Danny Spínola e José Luis Hopffer Almada (Cabo Verde); o escritor e poeta Tony Tcheka da Guiné Bissau; Sangare Okapi (poeta e membro da Associação de Escritores Moçambicanos); Pedro Rosa Mendes (escritor e jornalista, português); Angelson Coelho D ´Assunção (de S. Tomé e Príncipe) e Domingos Francisco de Sousa (embaixador de Timor em Brasília).
Sem comentários:
Enviar um comentário