Solomon Burke (1940 — 2010), conhecido como The King of Rock 'n Soul e Big Soul, foi um cantor e compositor de música soul, gospel e rock americano. Foi também o responsável pela introdução de ritmo gospel, nas músicas de soul e rock & roll.
De origem humilde e bastante católico, foi pregador e mestre de cerimónias de um programa de rádio gospel. É o autor de temas como "Down In The Valley" (cuja versão mais conhecida se encontra na voz de Otis Redding), "Cry to Me" (que ficará para sempre associada ao filme Dirty Dancing), Proud Mary ou "Everybody Needs Somebody to Love", que os Rolling Stones tornaram mundialmente famosa.
Solomon Burke teve um início de carreira fulgurante com inúmeros singles nos top durante os anos 60. Nas décadas seguintes passou injustamente ao lado dos grande palcos. Neste século, contudo, Burke teve finalmente o reconhecimento que merecia. O seu nome foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2001, o seu álbum Don't Give Up On Me (2002) incluia canções especificamente compostas para ele por gente como Tom Waits, Bob Dylan, Brian Wilson, Elvis Costello e Van Morrison, a sua parceria com os Blind Boys of Alabama, I Pray On Christmas, ganhou um Grammy; o seu álbum Nashville (2006) dedicado a uma das suas grandes paixões musicais, o country contou com a colaboração de Dolly Parton, Emmylou Harris e Gillian Welch; e o seu último álbum Like a Fire conta com temas escritos para ele por figuras como Eric Clapton, Ben Harper e Keb'Mo'.
Solomon Burke "O Rei do Soul Rock" comemorou seu 70.º aniversário em Março de 2010 e visitou o Japão em Maio do mesmo ano, antes da sua turné por toda a Europa em Julho (incluindo Portugal) e Agosto de 2010. Faleceu no dia 9 de Outubro, no Aeroporto de Amsterdão (Schiphol).
Ouça-o e veja-o, agora, num medley de soul dedicado a B.B. king, Joe Tex, Otis Redding; Wilson Picket, etc.
E agora, veja o vídeo onde Solomon Burke interpreta Proud Mary.
Sem comentários:
Enviar um comentário