A escola é um local de aprendizagem, frequentemente, feita dentro das salas de aula. Mas, a aprendizagem pode e deve ser feita noutros espaços e servir-se de diversos meios, instrumentos, técnicas e expressões. As visitas de estudo, as idas ao teatro e ao cinema, o assistir a palestras, o participar/organizar debates, o participar e concorrer a projectos são outras importantes e fundamentais maneiras de se aprender.
O Dia da Escola serve exactamente este fim. É uma forma de se aprender de outro modo: aí aprende-se com o exemplo, o relato e a demonstração… apercebendo-se d
Os diferentes pavilhões da escola engalanaram-se e mostraram actividades diversas sobre o ambiente, a cidadania, as artes, a saúde e as multi-actividades. Houve teatro, projecção de filmes e apresentações em "power point", karaoke, jogos de Matemática, "peddy paper", etc. E foram muitas as exposições:
• saúde, actividades desportivas, alimentação, sexualidade, Conhecer os Outros, Holocausto, bairros problemáticos, integração social, espécies vegetais (na estufa), reciclagem e eficiência energética, etc.
Houve palestras organizadas quer por encarregados de educação quer por diversas instituições de Ensino Superior da cidade. Houve música e danças africanas, houve passagem de modelos do grupo de alunos
Deve aqui ser sublinhada a participação activa de alunos e professores em diversos projectos (com repercussão interna e externa): Eco-Escolas; Entre Palavras, "Monit", "Twist"; "Reutilizar é Fashion", PES, CEF de Jardinagem (limpeza da Estufa) e de Carpinteiros de Limpos (exposição de trabalhos e colaboração na manutenção das instalações da es
.jpg)
O Dia da Escola começou com o hastear da Bandeira Verde do Projecto Eco-Escolas e terminou com a pequena peça de teatro, oferecida à escola pela Junta de Freguesia do Lumiar, através do grupo CAFO. Sem esquecer o lanche (oferecido pela Comissão provisória da Associação de Pais) e a apresentação de um grupo da Tuna Académica da Universidade Nova de Lisboa.
Participaram também neste dia, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, a Dr.ª
Mas foi também um verdadeiro dia de Festa. Porque a Escola também deve ser um espaço de alegria.
A todos os que contribuíram, de forma mais ou menos anónima para que este dia fosse um sucesso, os nossos parabéns e o nosso muito obrigado. Porque todos somos a Escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário