sábado, fevereiro 24, 2018

Os mais belos locais do mundo

Veja em baixo, aqueles que foram considerados em 2016 os mais belos locais do mundo.
Este vídeo é um verdadeiro espétaculo devido à qualidade de imagem que nos é oferecida, através da tecnologia 4K.
Não perca. Vale a pena ver esta maravilha e viajar sem sair de casa!

quinta-feira, fevereiro 22, 2018

Quantos Quilómetros Andaria Para Conseguir Água?

 Ao redor do mundo cerca de  2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável, limpa e segura.

Quantos quilómetros estaria disposto a andar para conseguir água?


Veja o vídeo abaixo que é uma excelente campanha da UNICEF (Espanha) sobre esta problemática e que assinalou a Semana Mundial da Água 2017.

quarta-feira, fevereiro 21, 2018

O Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Natural Nacional do Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937.
Este parque fica situado na Serra da Mantiqueira, abrangendo vários municípios de dois estados (Rio de Janeiro e Minas Gerais), neste último estado ficam aproximadamente 60% de seu território.
O relevo do parque caracteriza-se por planaltos, montanhas e elevações rochosas, com altitudes que variam de 600 a 2.791 metros, no seu ponto mais alto, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. O parque possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa. Na parte alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar.
A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.
A parte baixa caracteriza-se principalmente pela sua vegetação exuberante e generosos cursos de água. É a parte mais baixa que recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte das infraestruturas, com destaque para o Centro de Visitantes.
Cachoeira Véu de Noiva
O Lago Azul é a atração natural mais próxima do Centro de Visitantes, ficando a mais ou menos 500 metros deste.
Os Três Picos é um outro local que deve ser visitado. O desafio requer quase o dia todo de caminhada. O lugar oferece uma boa vista do vale do Rio Paraíba, do parque e dos contrafortes da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar. Pode contudo, visitar ainda, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani e a célebre  Cachoeira Véu de Noiva.

terça-feira, fevereiro 20, 2018

Tocando Em Frente com Anavitória

AnaVitória é um duo musical brasileiro formado por Ana Clara (1994) e Vitória Fernandes (1995).
As duas lançaram o seu primeiro EP  homónimo em 2015.
Depois de uma campanha de crowdfunding, o duo começou a gravar o seu álbum de estreia, que foi lançado em 2016, sob a produção de Tiago Iorc, e intitulado também Anavitória. Por este trabalho, o duo foi indicado para duas categorias no Grammy Latino, ganhando com a canção Trevo o prémio da Melhor Canção em Língua Portuguesa.

segunda-feira, fevereiro 19, 2018

O Agente da U.N.C.L.E.

O Agente da U.N.C.L.E.  é um filme (2015) dos géneros: ação; aventura; comédia e espionagem, realizado por Guy Ritchie e produzido por Lionel Wigram.
Este filme baseou-se na série homónima de 1964, criada por Sam Rolfe (na época, Ian Fleming, o criador de James Bond, esteve envolvido na criação do argumento) e tem como principais protagonistas Henry Cavill, Armie Hammer, Elizabeth Debicki, Alicia Vikander e Hugh Grant. 

Sinopse:
Década de 1960. O mundo vive sob a ameaça real de uma guerra entre duas superpotências: os EUA e a União Soviética. É a chamada Guerra Fria. A trabalhar para a CIA, Napoleon Solo é um dos seus agentes de topo; o brilhante llya Kuryakin, por seu lado, é o colaborador mais promissor do KGB.
Quando é descoberta uma organização terrorista com ligação a antigos nazis e possuidora de uma bomba atómica prestes a detonar, os governos de ambos os países percebem que a única maneira de a deter é criar uma equipa conjunta com os seus melhores homens.
Napoleon Solo e Illya Kuriakin até então inimigos mortais são obrigados a cooperarem.
A grande missão da improvável dupla EUA-URSS é combater a terrível organização T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares. Só têm uma pista: a filha de um cientista alemão desaparecido, que parece ser a única pessoa que os poderá ajudar a infiltrarem-se na organização criminosa. Mas ambos sabem que, para que a missão seja bem-sucedida, a confiança mútua é fundamental…


domingo, fevereiro 18, 2018

O Pastel de Molho da Covilhã

Os Pastéis de Molho são uma receita típica da gastronomia da cidade da Covilhã.
A Covilhã é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na região Centro (Beiras).
Esta cidade é a porta de entrada da Serra da Estrela e tem 36 356 habitantes. O seu núcleo urbano estende-se entre os 450 e os 800 m de altitude.
O ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre (1 993 m), pertence, entre outras, à freguesia de Unhais da Serra (Covilhã).
Os Pastéis de Molho da Covilhã têm quase um século de história. Esta é uma tradição que nasceu para substituir a sopa dos operários das fábricas.
Estes Pastéis de Molho da Covilhã, são pastéis de massa folhada que são recheados com carne e depois cozidos no forno. Servem-se numa travessa alta e são depois regados com um caldo de açafrão avinhado e comem-se depois de o pastel de massa folhada abrir.
Não se sabe ao certo a origem da associação de dois elementos da culinária árabe: a massa folhada e o açafrão.
Pode, contudo, ter-se ficado a dever à presença de uma colónia árabe na região, entre os séculos VIII e X, tal como acontece no Paúl, aldeia próxima da Covilhã. O certo é que na região se encontram, um pouco perdidas, uns bolbos de flores do açafrão, que se dão bem nas zonas frias e cujas flores espreitam pelo meio da neve.
Entretanto, se quiser experimentar, fique em baixo com a receita (e um vídeo) destes Pasteis de Molho da Covilhã.
Ingredientes (para 10 pastéis):

Para a massa
1 chávena de água
2 ovos
500 g de farinha
250 g de rilada ou de margarina para folhados
sal

Para o recheio
500 g de carne de vaca
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta

Para o caldo e por pessoa
3 dl de água
1 colher de sopa de vinagre
sal
3 pés de salsa
alguns fios de açafrão

Confecção:
Bate-se muito bem a água com os ovos e um pouco de sal.
Em seguida vai-se adicionando a farinha a pouco e pouco, trabalhando a mistura.
Quando se obtiver uma massa que se solte da tigela, tira-se para a pedra da mesa e trabalha-se muito bem.
Amassa-se à mão a gordura (rilada derretida ou a margarina) e divide-se em três partes.
Estende-se a massa com o rolo e a ajuda de farinha e espalha-se por cima uma terça parte da gordura.
Enrola-se. Estende-se o rolo de massa e cobre-se novamente com terço da gordura. Volta a enrolar-se a massa e a estender-se e a espalhar-se a gordura que resta. Estende-se e enrola-se a massa mais duas vezes sem gordura.
Em seguida, com uma faca bem afiada e molhada em água, corta-se o rolo de massa em rodelas grossas.
Untam-se estas rodelas com um pouco de azeite e espalmam-se com o rolo.
Dispõe-se uma colher de recheio numa das bordas da rodela e dobra-se de modo a cobrir o recheio.
Levam-se a cozer em forno forte num tabuleiro untado, ficando a ponta dobrada em contacto com o tabuleiro.
Depois de frios, guardam-se os pastéis em caixas de folha forradas com papel vegetal.
Na altura de servir, leva-se ao lume a água com o vinagre, o açafrão, a salsa e sal e deixa-se ferver até estar bem amarelo.
Coloca-se um pastel em cada prato e rega-se com o caldo a ferver, depois de se ter retirado a salsa .
Tapa-se um pouco para o pastel abrir, e serve-se.

Como Preparar o Recheio:
Coze-se a carne e passa-se pela a máquina. Pica-se uma cebola muito finamente e aloura-se com o azeite. Junta-se a carne picada, deixa-se refogar um pouco e tempera-se com sal e pimenta.