sábado, junho 09, 2012

Flor da mocidade

Eu conheço a mais bela flor;
És tu, rosa da mocidade,

Nascida aberta para o amor.
Eu conheço a mais bela flor.
Tem do céu a serena cor,
E o perfume da virgindade.

Eu conheço a mais bela flor,
És tu, rosa da mocidade.

Vive às vezes na solidão,
Como filha da brisa agreste.
Teme acaso indiscreta mão;
Vive às vezes na solidão.

Poupa a raiva do furacão
Suas folhas de azul celeste.
Vive às vezes na solidão,
Como filha da brisa agreste.

Colhe-se antes que venha o mal,
Colhe-se antes que chegue o inverno;
Que a flor morta já nada val.
Colhe-se antes que venha o mal.

Quando a terra é mais jovial
Todo o bem nos parece eterno.
Colhe-se antes que venha o mal,
Colhe-se antes que chegue o inverno.
Machado de Assis

sexta-feira, junho 08, 2012

Angola é...


"Um país em reconstrução, depois de vários anos de guerra". 
"Uma nova terra, agora sem guerra".
 "Uma nação composta por vários povos."
 "Um país maravilhoso apesar das desigualdades sociais".

Alzira R. - 12º B

quinta-feira, junho 07, 2012

O Corpo de Deus

"Corpus Christi" (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã, conhecida como o Dia do Corpo de Deus. É (pela última vez em Portugal), um feriado nacional religioso e celebra-se sempre a uma quinta-feira. A data comemora-se na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa). O Corpo de Deus é uma celebração católica e em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas. As ruas são decoradas com flores e em algumas vilas e cidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

quarta-feira, junho 06, 2012

Acontece na Índia

"Em pleno século XXI, na era das inovações e avanços da sociedade ainda encontramos locais no globo (...) onde reina uma grande diferença". Kevin J.

"A Índia é um país bastante grande e densamente povoado".  Ruben E.

"Neste país, existem imensas desigualdades. A maioria da população vive na pobreza. Existe analfabetismo, exploração e fome".  Susana V.

"A Índia é um país que está a passar por várias mudanças. Apesar de ser uma das economias emergentes, tem ainda que resolver várias questões, como por exemplo o analfabetismo ou a situação em que se encontra a casta mais baixa, os dálits ou intocáveis. Mas, estes problemas não se comparam às mais variadas situações por que passam as mulheres. Ser mulher na Índia é como uma maldição".  Mariana S.

"A Índia é um país cheio de crenças, superstições e rituais, onde a mulher não deve pronunciar o nome do marido até ao casamento". Nuno L.

"Aqui, a mulher nunca é livre. Tem de obedecer constantemente a alguém".  Ana P.

"As tradições indianas, assentam em casamentos precoces, que são considerados verdadeiros rituais, que podem durar dias e dias.(...) O único meio das mulheres viverem uma vida razoável, é darem á luz um filho homem, que as protegerá até à cremação dos seus corpos".  Alzira R.

 "O nascimento de um rapaz, é uma alegria para as mães e um alívio, porque as mães podem permanecer com eles até morrerem e (ao casarem) não têm que pagar um dote. Quando nasce uma rapariga, é uma tristeza para as mães, e um prejuízo.(...) É uma tragédia haver países onde a mulher ainda é vista como um simples objecto".  Vanessa S.

"Uma vez casada, a mulher torna-se propriedade do marido. Caso se divorcie, não poderá regressar à (sua) família, pois será rejeitada". Yolanda S.

"As mulheres que não se casam ou que se divorciam, não são aceites pela família, ficando a viver na pobreza ".  Daniel L.

Em suma, "as mulheres na cultura indiana são criadas para casarem e sair de casa. Logo, a mulher é vista como alguém em que é preciso gastar dinheiro, para pagar o casamento".   José F.

"A realidade neste país é bastante cruel. (...) O endeusamento do homem é uma tradição. As mulheres são obrigadas a casar-se cedo, com um desconhecido e a respeitá-lo até à morte."  Liliana G.


"Nós que vivemos num país livre, não estamos habituados a tanta maldade".  Bruna M.

"A pobreza na Índia é imensa. A população indiana está dividida em castas (brâmanes, intocáveis, etc.) o que leva a uma alta desigualdade entre as pessoas. As mulheres não têm direitos neste país". Érica B.

 "Na Índia, os direitos das mulheres não são respeitados e as ONG têm um papel activo na denúncia, em relação ao desrespeito desses direitos". João L.

Trabalho colectivo do 12º B, feito a partir de excertos de textos elaborados pelos alunos. O título é do Ruben P. 

terça-feira, junho 05, 2012

O Dia Do Ambiente e o Brasil


O Brasil é este ano o país sede, das comemorações do Dia Mundial Ambiente, que hoje, 5 de junho, se assinala.
 O Brasil também foi sede das cerimónias do Dia Mundial Ambiente em 1992, na época da realização da Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro. Naquela altura, a cimeira reuniu um grande número de líderes globais que tomaram decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões acerca do desenvolvimento. Com uma população de mais de 200 milhões, o Brasil é a quinta nação mais populosa do mundo depois da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Tem também a quinta maior massa terrestre do planeta, com cerca de  8,5 milhões de quilómetros quadrados.
Alguns dos problemas ambientais que o Brasil enfrenta são: a desflorestação ilegal na Amazónia; o comércio ilegal de espécies de vida selvagem; a poluição atmosférica e hídrica no Rio de Janeiro e em São Paulo e a degradação das áreas húmidas. Aspectos que têm tudo a ver com  o tema, deste ano, do Dia Mundial do Ambiente: a "Economia Verde". Com este tema  pretende-se, promover a divulgação da importância de uma Economia Verde, alertar para a necessidade de um esforço colectivo na preservação da natureza, de modo a estimular o desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, junho 04, 2012

Minerais Metálicos e Não Metálicos

Desta feita coube ao Paulo, ao Bruno e à Daniela, alunos do 10º B de Geografia, a publicação do seu trabalho acerca dos Minerais Metálicos e Não Metálicos (os Recursos do Subsolo em Portugal).
Veja, de seguida, a apresentação que eles elaboraram.

domingo, junho 03, 2012

Amalia

Melody Gardot  é uma cantora e compositora de jazz, de New Jersey (E.U.A). Esta cantora tem sido influenciada por músicos de blues, de jazz ou de música latina, que vão de Janis Joplin a Caetano Veloso. Em 2009 recebeu três nomeações para os Grammy Awards. Lançou no dia 28 de maio, o álbum " The Absence ", que é o resultado das suas passagens pelos desertos de Marrocos, pelos bares de tango de Buenos Aires, pelas praias do Brasil e pelas ruas de Lisboa.
Não deixe de a ouvir no belíssimo tema Lisboa, clicando aqui. Se, entretanto quiser saber um pouco mais sobre este novo álbum de Melody Gardot, basta clicar aqui. Sugiro-lhe, contudo, que para abrir o apetite, ouça já o tema Amalia.