O Pamir, também conhecido como "Teto do Mundo", é uma grande cordilheira montanhosa no centro da Ásia, localizada principalmente no Tajiquistão. É famoso pelas altitudes elevadas, paisagens deslumbrantes e pela lendária Estrada do Pamir, uma das estradas mais altas do mundo.
A Estrada do Pamir (ou Pamir Highway), também conhecida como M41, é uma estrada que atravessa as montanhas do Pamir, na Ásia Central, passando pelo Afeganistão, o Uzbequistão, o Tajiquistão e o Quirguistão. A estrada de Pamir é a segunda mais alta rodovia internacional do mundo, atingindo uma altitude de 4655 metros no Passo Ak-Baital. É a única rota contínua que atravessa o terreno montanhoso e serve como principal rota de comércio no Tajiquistão, especialmente para a região autónoma de Gorno-Badakhshan.
A estrada é utilizada há milénios, sendo um elo da antiga Rota da Seda (Silk Road). A rota moderna estende-se de Osh a Kara-Balta, nos subúrbio de Bishkek (a capital do Quirguistão). A secção entre Dushanbe e Osh tem cerca de 1252 km de comprimento. A rota é utilizada há milhares de anos, pois há muito poucas rotas viáveis através das altas montanhas do Pamir.
As fontes de cada país discordam sobre quais os extremos da estrada, indicando como início as cidades de Mazar-i-Sharif (Afeganistão), Termez (Uzbequistão), Dushanbe (Tajiquistão) ou Khorugh (Tajiquistão). Todas as fontes, no entanto, concordam que a estrada termina na cidade de Osh, no Quirguistão. Hoje, o percurso faz parte da estrada M41, que começa em Termiz (37° 12′ 39″ N, 67° 16′ 20″ L) e termina em Kara-Balta, a oeste de Bishkek, Quirguistão.
A Estrada do Pamir é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, com picos nevados, áreas desérticas e lagos de origem glaciar.
A viagem pela Estrada do Pamir é considerada uma aventura épica, com paisagens que variam de paisagens lunares a vales verdejantes, e a oportunidade de conhecer as culturas Pamiri e Quirguiz. A estrada também atravessa o vale de Wakhan (região montanhosa do Afeganistão, parte das montanhas do Pamir e do Caracórum), e passa por pequenos povoados remotos e aldeias. Na região de Wakhan nasce o rio Amu Dária (o rio Oxo)
Embora seja chamada de "estrada", parte dela não é pavimentada ou está danificada, o que torna recomendável a utilização de veículos 4x4.



Sem comentários:
Enviar um comentário