Sabia que no Japão, no dia 03 de Março, se comemora o Dia das Meninas?
Hinamatsuri ou Dia das Meninas, é uma efeméride que celebra a esperança, a saúde e a felicidade das meninas no Japão.
A celebração do Dia das Meninas tem as suas origens no período Heian (794-1192) com a tradição de hina-asobi, que significa brincadeira de boneca, onde crianças nobres brincavam com bonecas de papel (hina). Acredita-se que a tradição de exibir bonecas era uma maneira de afastar os maus espíritos. Num ritual purificador, importado da China, a pessoa transferia o infortúnio para uma boneca.
Durante a Era Edo (1603-1867), as bonecas de papel foram substituídas por luxuosas bonecas de cerâmica (hina ningyou). Hoje em dia elas são muito populares e podem ver-se conjuntos de bonecas em diversos lugares do Japão.
Nas semanas que antecedem o Dia das Meninas, as famílias com filhas expõem um conjunto de bonecas ornamentais especiais, transmitidas de geração em geração e que são utilizadas, geralmente, para ter boa sorte.
No Japão antigo, acreditava-se que a má sorte e a doença poderiam ser transferidas das crianças para as bonecas. Após a exposição, as bonecas eram então enviadas para um rio ou para o mar, para libertarem o infortúnio e a má sorte.
Esta tradição, conhecida como "Boneca Flutuante" é cada vez mais rara, mas ainda é observada em alguns santuários.
Tradicionalmente, uma bebé recém-nascida recebe um conjunto de bonecas hina dos avós ou dos pais. As bonecas podem ser novas ou passadas de geração em geração. É comum os amigos e outros parentes oferecerem à menina outras bonecas e acessórios para criar uma exposição de bonecas hina chamada hinakazari
Além das bonecas, existem algumas outras decorações típicas, que também estão associadas ao Hinamatsuri. Enfeites pendurados (tsurushi-bina) também são uma grande parte da decoração do Dia das Meninas. Estas belas decorações são feitas à mão com papel, seda e fios. São usados temas tradicionais de sorte que simbolizam a felicidade e o crescimento. Pêssegos (ramos de flores de pêssego, que podem ser reais ou feitos de papel ou seda,), coelhos, macacos, triângulos e bonecas.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre esta tradição não deixe de ver o vídeo abaixo. Vale bem a pena!
Sem comentários:
Enviar um comentário