quarta-feira, maio 18, 2022

Areias de Cascais

Cascais é uma vila portuguesa da Área Metropolitana de Lisboa (distrito de Lisboa), com 64 310 habitantes (2021) no seu perímetro urbano.

É sede do município de Cascais, com uma área total de 97,4 km2. O município é limitado a norte pelo município de Sintra, a leste pelo município de Oeiras e a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico.

A sua origem enquanto entidade independente data da Carta da Vila, de 7 de junho de 1364, na qual o Rei D. Pedro I de Portugal a separava do termo de Sintra em virtude do seu desenvolvimento económico. Administrativamente contudo, apenas se torna independente em 1514, data em que é provida de um foral próprio.

Da sua gastronomia típica fazem parte as conhecidas Areias de CascaisA origem destes bolos da  vila de Cascais perde-se no tempo, havendo referências à sua existência já no fim do sec. XIX, embora a primeira receita escrita e referida como "Areias de Cascais", date de 1933 na "A Cozinha Ideal" do mestre Manuel Ferreira.  Aqui lhe deixo hoje uma receita destes bolinhos.

Ingredientes:

Manteiga - 200 gr.

Açúcar - 150 gr.

Farinha - 300 gr.

Preparação:

Bate-se a manteiga com o açúcar ligando tudo bem; depois junta-se a farinha.

Fica a massa mole. Fazem-se os bolos com as mãos, com o feitio de bolinhas e sobre o comprido.

Vão ao forno em tabuleiros que não precisam de ser untados.

Fonte: http://asreceitasdaavohelena.blogspot.com/search/label/Areias%20de%20Cascais

Sem comentários: