quarta-feira, novembro 24, 2021

Vida Maria

"Vida Maria" é uma curta metragem brasileira (2006) produzida com recurso à computação gráfica 3D e finalizada em 35mm. Este pequeno filme realizado por Márcio Ramos (animador gráfico), mostra personagens e cenários realizados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no sertão do Ceará, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.
"Vida Maria" é um projeto premiado no "Prémio Ceará de Cinema e Vídeo", realizado pelo Governo do Estado do Ceará, e  foi também vencedor em mais de 50 festivais de cinema quer brasileiros quer internacionais.


Sinopse:
O filme narra a história da rotina da personagem "Maria José", uma menina de cinco anos de idade que se diverte a aprender a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e a trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa, tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a reproduzir-se nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.
A mãe da personagem vive uma vida sem perspetivas por que foi isso que aprendeu. Da mesma forma ensina a filha Maria e esta reproduz o mesmo para os seus filhos, que também foram estimulados a deixar de sonhar e de brincar. A ausência da educação nas gerações mais novas mostra como na infância é importante o lúdico e a escola.
São apresentadas neste filme imagens que mostram uma semelhança muito grande com a realidade de alguns países e regiões. 
Não perca. 
Ora veja.

1 comentário:

Cuco ramalheiro disse...

Triste---Muito triste.
Obrigado por partilhar.
Bom fim de semana.