sexta-feira, novembro 19, 2021

O Bolo de Caco

O Bolo do Caco é um ex-libris da gastronomia Madeirense. Apesar de ter o nome de "bolo",  é na verdade um tipo de pão redondo e achatado que estabelece uma ligação entre o pão madeirense e o pão de influência árabe.

Antigamente, o bolo do caco era cozido em cima de uma pedra de basalto sobre brasas escaldantes, esta pedra denominava-se de "caco", daí o nome de "Bolo do Caco". Atualmente é cozido numa chapa metálica ou numa frigideira, aquecidas num bico de gás. 

Em épocas mais recuadas, este pão era muito conhecido porque a sua preparação, ao contrário da maioria dos pães feitos na altura, não necessitava do uso de forno, o que era bastante útil e favorável, porque nessa época a maioria da população não tinha poder de compra suficiente para ter um forno particular.  Além disso no século XVI era proibida a construção de fornos particulares, o que obrigava os cidadãos a utilizar os fornos pertencentes ao rei ou a pessoas com um nível social elevado como por exemplo ordens religiosas, tendo que pagar pelo seu uso. Deste modo, o Bolo do Caco ficou extremamente conhecido sendo muito mais fácil fazê-lo em comparação com outros tipos de pão. 

Confecionado com farinha de trigo, batata-doce, fermento caseiro, água e sal, é amassado e depois de levedar, a massa é dividida em pedaços arredondados e achatados. 

O Bolo do Caco é ma das entradas mais comuns numa refeição típica madeirense, sendo comido quente de preferência com manteiga de alho. Pode também ser consumido sob a forma de sanduíche com produtos típicos da ilha como o polvo, a espetada, o atum, e também no típico "prego" (sanduíche de bife).

Ingredientes:

1 kg de farinha
750 gr de Batatas doces
25 gr de Fermento de padeiro
1 pitada de Sal
Água

Preparação:

Descasque as batatas, leve a cozer em água e reduza-as a puré.
Desfaça o fermento num pouco de água (+/- 150 ml) e adicione também o sal.
Coloque a farinha numa superfície limpa, abra um buraco no meio e coloque aí a batata doce e o fermento. Misture com a mão estes ingredientes. 
Deixe a massa fermentar durante 2 a 3 horas.
Divida a massa em pequenas porções (redondas) e espalme-as (numa superfície polvilhada com farinha). De seguida coza o bolo de caco numa chapa bem quente, de ambos os lados.
Sugestão: Barre com manteiga de alho, salsa picada e e um pouco de sal. E agora, bom proveito!

Sem comentários: