O Beijo é uma obra de Klimt datada de 1908.
O quadro representa o beijo entre um homem e uma mulher, a última aparentemente está de joelhos. A posição do casal e as cores variadas e intensas formam um conjunto que permite mais do que uma possibilidade de interpretação. Alguns críticos consideram a pintura como uma símbolo da união erótica. No entanto, outros admitem que se trata de um questionamento da identidade de duas pessoas e dois sexos. A "Fase Dourada" de Gustav Klimt foi a época mais bem sucedida da sua carreira, crítica e financeiramente. O nome vem do uso da folha de ouro em muitas pinturas da época. Duas das mais conhecidas são Adele Bloch-Bauer I, de 1907, e The Kiss, concluído em 1908.
Gustav Klimt (1862 - 1918) foi um pintor simbolista austríaco. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum.
Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.
Sem comentários:
Enviar um comentário