Os Impérios são uma das mais características manifestações da arquitetura popular nos Açores. Existem centenas de Impérios por todo o arquipélago e cada um corresponde a uma irmandade do Espírito Santo.
Os impérios são edifícios destinados à exposição de elementos do culto do Espírito Santo, nomeadamente a coroa, o estandarte e as varas.
As festas do Espírito Santo realizam-se durante o mês de maio. É também ao domingo (de Pentecostes) que se realiza o bodo ou a "função" para o qual todos são convidados, ricos e pobres, habitantes ou forasteiros. Milhares de pessoas concentram-se, então, em volta dos vários impérios para comer as Sopas do Espírito Santo.
Estas festividades e os impérios são oriundos de Portugal Continental.
Os primeiros impérios são do final do século XVII, eram de madeira e eram móveis. Em alguns lugares eram chamados de "Teatros". As cores originais eram discretas. Hoje o colorido é muito maior e em alguns há figurações detalhadas de temas que têm a ver com a comunidade local. Nos Açores há até freguesias que têm mais do que um império.Na Ilha Terceira existem muitos Impérios do Divino Espirito Santo, fruto da crença do povo que não esquece a partilha pelos mais necessitados das esmolas em seu louvor. Uma devoção que partiu de Alenquer, onde foi iniciada, para se firmar nos Açores, pelos primeiros habitantes. Agora é aqui o principal centro dessa devoção em louvor do Divino.
Sem comentários:
Enviar um comentário