sábado, janeiro 09, 2021

Casta Diva

Cecilia Bartoli junto a retrato de Maria Malibran

Oiça Cecilia Bartoli na ária Casta Diva da ópera Norma de Bellini, aqui num documentário acerca de Maria Malibran. Vincenzo Bellini (1801 - 1835) foi um compositor italiano, entre os mais célebres do século XIX. As suas óperas mais famosas e representadas são La sonnambula, Norma e I Puritani.

Maria Malibran (1808 - 1836) foi uma cantora lírica (mezzosoprano) francesa de ascendência espanhola, que se tornou a diva mais famosa, ainda atualmente, da primeira metade do século XIX, e que pertencia à talentosa família musical dos García, da qual fez parte a também célebre cantora - e sua irmã - Pauline Viardot-García. 

Cecilia Bartoli (1966) é uma cantora lírica mezzosoprano italiana e uma popular intérprete de óperas e recitais.

Conhecida pelos seus papéis em óperas de Mozart e Rossini, Bartoli também é uma aclamada intérprete de cantos barrocos. 

Diferentemente da maioria dos cantores de ópera, Bartoli tornou-se mundialmente célebre muito jovem, ainda com menos de vinte anos de idade. Entre os seus títulos, contam-se o de Cavalieri de Itália e de Chevalier des Arts et des Lettres, atribuído pelo governo francês. Cecilia Bartoli foi eleita Membro Honorário da Real Academia de Música em Londres e Accademico Effetivo di Santa Cecilia em Roma.

Sem comentários: