quarta-feira, abril 01, 2015

A Terra ou Reino de Oz


A Terra de Oz  ou Reino de Oz é o lugar mágico, criado pelo escritor norte-americano L. Frank Baum e onde se desenrolam as aventuras de uma menina, do Kansas, chamada Dorothy Gale.
"O Maravilhoso Feiticeiro de Oz (The Wonderful Wizard of Oz -1900)", é um conto infantil e o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras da menina Dorothy Ventania, na fantástica Terra de Oz.
Nesta Terra , mais a oeste, está a terra dos Winkies, ao Norte, o País dos Gillikins, e a Sul o País dos Quadlings, onde fica o castelo da Bruxa Glinda, a Boa.
Na Terra de Oz existem alguns estranhos lugares: no País dos Quadlings, por exemplo, temos uma floresta de árvores lutadoras; a Cidade de Porcelana é cercada por um muro que evita a entrada de forasteiros que possam quebrar os seus frágeis moradores e  O morro dos Cabeça de Martelo, que impedem a passagem de toda e qualquer pessoa.
O mundo mágico onde Dorothy literalmente aterrou, em "O Feiticeiro de Oz" é assombrado por duas bruxas más – a do Leste e a do Oeste – e protegido por duas fadas boas – a do Norte e a do Sul.
"O Feiticeiro de Oz" é um dos livros recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o 5º Ano de escolaridade.
Sinopse:
"Quando um ciclone atinge o Kansas, Dorothy e o seu cãozinho Toto são transportados até à mágica Terra de Oz, onde animais selvagens falam, sapatos prateados têm poderes mágicos e as bondosas bruxas oferecem protecção em troca de um beijo. Dorothy acaba por se tornar também inimiga da Bruxa Malvada do Oeste. Com os seus novos amigos, o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Cobarde, depara-se com inúmeros perigos no caminho para a Cidade das Esmeraldas, onde terá de se encontrar com o Feiticeiro de Oz para que conceda a cada um aquilo que mais deseja. O caminho era o mais fácil - bastava seguir a longa estrada de tijolos amarelos, que cortava o país".
Logo que "O Feiticeiro de Oz" foi publicado cativou imediatamente a atenção tanto de crianças, como de adultos. O livro deu origem ao filme com o mesmo nome e é considerado um clássico da história do cinema.
A seguir pode ver o resumo do filme realizado em 1939 (com Judy Garland Agora pode ver um filme em desenho animado, realizado por James Belushi, que é a continuação da história exibida em "O Mágico de Oz" de 1939.

Sem comentários: