sexta-feira, abril 03, 2015

A Quaresma: Tradições & Rituais

Hoje é "Sexta Feira da Paixão" (a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa), dia em que os cristãos relembram o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e a sepultura de Jesus Cristo.
Nesta data ocorrem, pelo país, diversos rituais religiosos. Procissões e reconstituições da Via Sacra são alguns do rituais mais difundidos.
A Igreja Católica aconselha, também, os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como o jejum e a abstinência de comer carne.
No nosso país existem variadas tradições populares associadas a esta quadra. Destacam-se as procissões, o compasso pascal, o jejum e a abstinência e as oferendas.
Uma das procissões mais conhecidas ocorre em Braga. Nesta época aquela cidade é decorada com motivos alusivos à quadra pascal e os "Passos", altares de rua, enchem-se de flores e luzes, complementando a sumptuosidade das igrejas. Entre as várias festividades da cidade destacam-se as procissões, como a Procissão da Burrinha, em que a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burrinha e onde mais pequenos e adultos participam, vestidos a rigor. Já em São Brás de Alportel (Algarve) realiza-se uma procissão de flores, Procissão das Tochas Floridas no domingo de Páscoa). As tochas são compostas por flores do campo e são carregadas sobretudo por homens que cantam em despique: "Ressuscitou como disse, Aleluia, Aleluia, Aleluia".
No Alentejo, em Castelo de Vide, além das procissões benzem-se os borregos e fazem-se chocalhadas, com as pessoas a sair à rua com chocalhos, guizos e sinos.
Em muitas outras localidades celebra-se também a Semana Santa com procissões de velas à noite, ou com representações teatrais da condenação e martírio de Cristo.
A limpeza da casa na Páscoa é famosa de norte a sul do país. Nesta altura limpam-se e caiam-se as casas (em certas zonas) para receber a visita pascal, o Compasso, que simboliza a entrada de Jesus Cristo no lar, com a bênção do padre que benze a casa e todos os que ali habitam. A mesa costuma conter folares, ovos da Páscoa, pão-de-ló e amêndoas cobertas de açúcar ou chocolate, outros doces, licores e vinho do Porto para oferecer aos constituintes do Compasso.
A Quaresma é a época do ano em que, por imposição religiosa, é proibido comer carne. Inicia-se com a quarta-feira de cinzas, dia em que começa o período de jejum e abstinência assinalado pela Igreja, e dura sete semanas. A Quaresma já teve um marcado carácter restritivo, de penitência e jejum. Hoje a abstinência de carne resume-se à Sexta Feira da Paixão
Antigamente estava proibido o uso de certos produtos, nomeadamente tudo o que era carne e alguns dos seus derivados. Daí que as populações sobretudo nas regiões rurais, tivessem que se adaptar e as cozinheiras e donas de casa, com responsabilidade na confecção dos alimentos, tivessem de encontrar alternativas gastronómicas. Daí o grande número de pratos de bacalhau ou de receituário com peixes assados, panados, fritos, estufados ou em filetes, onde as sardinhas e o polvo não podiam faltar.
Outra alternativa à carne são os célebres "Peixinhos da Horta (vagens de feijão verde, cozidas, passadas por um polme com farinha, ovo e cebola picada, que depois são fritas em azeite bem quente).
No que se refere às sopas e em substituição do tradicional Caldo de Unto (de origem animal) havia (no norte, sobretudo) o Caldo de Castanhas Piladas. Este caldo comia-se durante a Quaresma, nomeadamente na Quinta-feira Santa.
Apesar do jejum e da abstinência continuamos a estar, como vê,  perante uma culinária rica e variada.
Mas o domingo de Páscoa já está próximo, é dia de festa e ressurreição, voltando-se a comer carne como cabrito ou borrego, à imagem dos tempos antigos e os doces da Páscoa também não podem faltar, nas mesas portuguesas.
Uma outra tradição popular da Páscoa, em Portugal, é oferta de uma prenda (um folar ou pão-de-ló, amêndoas ou dinheiro) aos afilhados, que por sua vez devem entregar no domingo de Ramos um ramo de oliveira ao padrinho ou um ramo de violetas à madrinha.
Assista agora a um documentário sobre a tradição quaresmal no Redondo (Alentejo). "Entre o ontem e hoje, alguns dos actos litúrgicos perderam-se. Outros mantêm-se, embora com algumas mudanças introduzidas pelos tempos modernos. Modernidade e tradição continuam a marcar a quadra".
Redondo e a Quaresma | DOCUMENTÁRIO from InfimoFrame on Vimeo.
.

Sem comentários: