Jornal Público-Árctico: as Passagens do Nordeste e do Noroeste |
Ainda no séc XV, começaram e ser feitos estudos para encontrar um novo caminho marítimo para a Índia e a China. Muitos dos estudos procuravam uma Passagem do Noroeste (pelo Norte do Canadá). Contudo, navegadores Ingleses, Holandeses e Russos procuravam uma Passagem do Nordeste navegando ao longo da costa ártica da Rússia.
Há quem defenda que foi David Melgueiro (falecido no Porto em 1673 ), um navegador e explorador português, que, ao serviço da marinha holandesa, terá sido o responsável pela primeira travessia da Passagem do Nordeste (levada a cabo entre 1660 e 1662), no sentido Oriente-Ocidente, ligando o Japão a Portugal.
Mais de 350 anos depois, um projecto ambicioso pretende seguir o rasto, entre 2016 e 2017, dessa viagem lendária, que inclui a construção de um veleiro de raiz destinado ao serviço da comunidade científica.
A ideia é de José Mesquita, antigo comandante da marinha mercante e de pesca, que para tal acaba de criar a Associação David Melgueiro, em Peniche.
Se quiser ficar a conhecer melhor este lendário navegador português e este arrojado projecto basta clicar aqui, para aceder a uma notícia do jornal Público: "David Melgueiro: Na rota da lendária viagem do navegador português pelo Árctico".
Sem comentários:
Enviar um comentário