Veneza é uma cidade e uma comuna italiana da região do Veneto, província de Veneza no nordeste de Itália. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela história, pelos canais, pelos museus e pelos monumentos.
A comuna de Veneza estende-se por uma área de 412 km², e inclui as ilhas de Murano, Burano e outras da lagoa de Veneza, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km².
A cidade de Veneza cresceu num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático. O patrono da cidade é São Marcos e a data da sua fundação é celebrada a 25 de março. Esta lindíssima cidade está classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal (construída em 1588 segundo projecto de Antonio da Ponte), a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus.
Veneza é ainda famosa pelos seus certames internacionais: o Festival de Cinema; a Bienal de Artes; a Regata Histórica (primeiro domingo de setembro) e sobretudo o Carnaval de Veneza. Contudo, outras actividades, iniciativas e símbolos lhe dão prestigio, como por exemplo, as gôndolas, o fabrico de vidro, os casinos e os passeios românticos.
Nesta cidade nasceram os Papas Gregório XII, Eugénio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X, além de numerosos artistas e arquitectos como Antonio Vivarini (1440-1480), Antonio da Ponte (1512-1595), Tintoretto (1518-1594) e Canaletto (1697-1768).
No campo da música, foi aqui que nasceu e viveu Antonio Vivaldi (1678-1741).
Sem comentários:
Enviar um comentário