terça-feira, maio 04, 2010

Blueberry Hill

Fats Domino (1928 - Nova Orleães, Louisiana) é um dos mais importantes cantores, compositores e pianistas do rock e R&B de todos os tempos. O nome de baptismo completo (que é fruto do seu local de nascimento ) é Antoine Dominique Dominó.
Fats, é filho de um famoso violinista, aprendeu a tocar piano com seu tio e ao dez anos já tocava profissionalmente. Aos 21 conheceu o trompetista David Bartholomew, que se tornaria seu grande parceiro. Dessa parceria surgiu “The Fat Man”, o primeiro de muitos sucessos de Fats Dominó, o maior vendedor de discos depois de Elvis e dos Beatles. Dando uma forma mais moderna ao blues, Dominó foi considerado um dos grandes precursores do rock’n’roll.
Blueberry Hill , é uma canção popular editada em 1940. Foi escrita por Vincente Rose com letra de Al Lewis e Larry Stock. Foi gravada seis vezes em 1940. A gravação que teve mais impacto foi a de Glenn Miller, em Bluebird (10768).
A gravação de Louis Armstrong (1949) colocou-a no Top 40 da Billboard. No entanto, é com Fats Dominó (1956), que ganha repercussão internacional e se transforma numa das músicas emblemáticas do Rock'n'Roll . A versão de Fats Dominó está no 81º lugar da lista, das 500 melhores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. Se não conhece Fats ou Blueberry Hill, aproveite.


Sem comentários: