quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Convergência: A Quarta Revolução Industrial

A velocidade dos tempos atuais é impressionante e a perspectiva é que a velocidade das mudanças continue acelerada.
 A Quarta Revolução Industrial tem grande impacto e implica mudanças nos sistemas de produção e consumo, amplo uso de inteligência artificial, e o desenvolvimento de energias verdes. Uma economia com forte presença de tecnologias digitais, mobilidade e conectividade entre pessoas.
 Recuando no tempo, a primeira revolução industrial aconteceu no século XVIII com a máquina a vapor na Inglaterra.
A segunda teve a ver com o emprego da energia elétrica na produção em massa e com o desenvolvimento dos transportes terrestres (automóvel). A terceira revolução começou no século passado com a chegada da informática e o seu impacto nas relações comerciais.
Ainda nem acabamos de viver a 3ª revolução e já se fala na 4ª.
A 4ª revolução (a atual) é considerada como o aperfeiçoamento da terceira permitindo a conexão em tempo real proporcionada pelo uso da internet.
A quarta revolução industrial será fruto da convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas promovendo sistemas ciberfisicos capazes de tomar decisões e de cooperar com humanos. As empresas vivem o desafio do "darwinismo tecnológico", onde quem não se adaptar, não sobreviverá.
A quarta revolução industrial resulta, então, da convergência de tecnologias digitais, físicas, biológicas e da inteligência artificial.
Este processo está a acontecer a alta velocidade aos olhos da história.  E, segundo os entusiastas da quarta revolução, o efeito poderá ter ainda mais impacto do aquele que foi gerado pela terceira revolução.
 Quem viver verá, segundo dizem.

Sem comentários: