Em 1896, o Visconde Sanches de Frias descrevia a Serra do Açor como um "curiosíssimo ouriçado de montanhas convergentes, formando uma região de um acidentado excepcional, onde será difícil encontrar um kilómetro de planura."
A Serra do Açor é uma serra situada no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela. Abrange áreas de seis concelhos, na totalidade: Arganil, Pampilhosa da Serra, parcialmente: Covilhã, Seia, Oliveira do Hospital e Góis, onde se localizam freguesias históricas como o Piódão, Vide, Avô, Fajão e São Gião (é nesta última freguesia que começa a Serra do Açor).
A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, em conjunto com a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. O ponto mais alto da Serra do Açor é o Pico de Cebola (1418 metros). É o 5º ponto mais alto de Portugal Continental (o 9º se incluirmos os arquipélagos).
A Serra do Açor tem ainda outros pontos de grande elevação, dos quais se destacam, o Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de São Pedro (1341 m), no Alto Ceira, e o Cabeço do Gondufo (1342 m de altitude) onde perto deste cabeço, a 1118 m de altitude, nasce o rio Ceira, afluente do Mondego. Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.
A Serra do Açor - a quinta serra mais alta de Portugal continental - constitui também o quadrante norte do território das Aldeias do Xisto.
Não deixe de conhecer as belezas da Serra do Açor vendo, agora, a apresentação que se segue.
Sem comentários:
Enviar um comentário