Localização das colinas |
É sempre difícil recordarmo-nos de todas. Fica sempre a faltar o nome de uma ou duas colinas, não é?
Para que nunca se esqueça, as sete colinas de Lisboa são: São Jorge, São Vicente, Sant’Ana, Santo André, Chagas, Santa Catarina e São Roque. Aproveite as dicas que aqui lhe deixo e passeie por Lisboa.
São Jorge (3) é a colina mais alta e abrange os bairros da Mouraria e uma parte de Alfama, assim como a zona do Castelo de São Jorge. Dentro do Castelo não deixe de visitar a Torre de Ulisses e o seu periscópio.Aqui existem as primeiras casas que deram origem à cidade de Lisboa. Tem também uma das melhores vistas da cidade.
São Vicente (6) é onde fica o centro do bairro de Alfama e a Igreja de São Vicente de Fora.
É onde acontece também a Feira da Ladra (no Campo de Santa Clara), que é uma excelente proposta de passeio para 3ª feira e sábado.
Sant’Ana (1) talvez seja a colina mais central de Lisboa. Começa na Praça da Figueira e acaba no Jardim do Torel.
Daqui podemos ver a colina de São Roque de uma perspectiva diferente! É conhecida como a "colina da saúde", por ter o Hospital de São José construído no Martim Moniz, na base na colina.
A colina de Santo André (7) abrange a zona da Graça e a Calçada de Santo André.
Aqui lhe deixo outra excelente proposta de fim de semana: apanhar o elétrico 28 e visitar o miradouro da Graça.
Chagas (4) é o nome dado à zona do Largo do Carmo, com o seu convento. Este nome foi dado pelos marinheiros da rota da Índia, em homenagem às chagas de Cristo. Aqui fica, também, um lugar especial: o elevador de Santa Justa.
Santa Catarina (2) - Indo desde o Largo Camões até à Calçada do Combro, a colina de Santa Catarina tem em si um dos locais mais bonitos de Lisboa para ver o pôr do sol: o Adamastor, também conhecido como Miradouro de Santa Catarina.
Por fim, mas não menos importante, a colina de São Roque (5). Vizinha da colina de Santa Catarina, é casa do Miradouro São Pedro de Alcântara e do Bairro Alto.
1 comentário:
Se fossem contar agora, teriam que aumentar o numero de colinas. Não se fala da Estrela, nem do Alto da Ajuda, nem do Restelo de cima, nem em Campo de Ourique, nem em Monsanto e sei lá quantos mais.
Enviar um comentário