Com certeza que ao passar pela Estrada de Benfica (freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa) já reparou neste bairro. É constituído por um conjunto de casas pequenas e airosas e 2 imponentes fachadas neoclássicas.
O Bairro Grandela é um bairro operário da primeira década do século XX, mandado construir por Francisco de Almeida Grandella para alojar as famílias dos empregados dos Armazéns Grandella (atuais Armazéns do Chiado), de que era proprietário.
O bairro tem uma frente superior a 80m, virada para a Estrada de Benfica, com duas fachadas em forma de pórticos neoclássicos que rematam dois quarteirões com cerca de 90m de profundidade. As casas e infraestruturas circundantes - mais de 80 casas divididas em dois quarteirões - incluíam uma escola própria e um infantário.
A organização do bairro traduzia a posição dos moradores nas empresas, sendo as casas com entrada pelas ruas exteriores do bairro destinadas aos empregados das categorias mais baixas e as com acesso a partir da rua central destinadas aos das categorias mais elevadas.
Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1984, o bairro é uma espécie de cápsula do tempo no meio de São Domingos de Benfica. Na fachada do edifício principal é possível encontrar o lema do grande empreendedor lisboeta do início do século XX: "Sempre por Bom Caminho e Segue".Na antiga escola do bairro está instalada uma das secções da Biblioteca - Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário