O Catar ou Qatar, é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Médio Oriente. Situa-se na costa nordeste da Península Arábica, ocupando a pequena península do Catar. Faz fronteira com a Arábia Saudita a sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.
A península do Catar localiza-se entre as latitudes de 24° e 27°N e as longitudes de 50° e 52°E. A maioria do país é composta por uma planície árida baixa e coberta de areia. A sudeste encontra-se o Khor al Adaid ("mar interior"), uma área de dunas de areia que cercam uma entrada do Golfo. O clima caracteriza-se por invernos amenos e verões muito quentes e húmidos.
O Catar é um país cuja paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico repleto de praias e dunas. Também na costa, fica a capital Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura ultramoderna inspirada no antigo design islâmico, com exemplos como o Museu de Arte Islâmica, feito de calcário e localizado na marginal à beira-mar da cidade, chamado Corniche.
O ponto mais alto no Qatar é Qurayn Abu al Bawl, com 103 metros de altura. Na área de Jebel Dukhan existem as principais jazidas terrestres de petróleo do país, enquanto os campos de gás natural se localizam no mar, a noroeste da península.
O nome Catar deriva de Qatara, que se acredita referir à antiga cidade de Zubarah, um importante porto comercial e cidade da região. A palavra "Qatara" aparece pela primeira vez num mapa do mundo árabe de Ptolomeu.
O Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou-se emir após depor o pai, Khalifa bin Hamad al Thani, num golpe de Estado.O Catar foi um protetorado britânico até se tornar independente em 1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas provenientes do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás). Antes da descoberta do petróleo, a economia do país era baseada principalmente na extração de pérolas e no comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo e está classificado em 41º lugar (logo depois de Portugal) na lista das Nações Unidas de países com maior desenvolvimento humano (IDH), e em 3° no mundo árabe. A Freedom House considera o país como "não livre". A Amnistia Internacional tem noticiado vários atropelos aos direitos humanos. Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dos Estados Unidos e atualmente abriga uma importante base militar na região.
Em 1515, D. Manuel I de Portugal tornou o Reino de Ormuz um Estado vassalo. O Reino de Portugal passou a controlar uma parcela significativa da Arábia Oriental em 1521. O Forte de Al Zubara (provavelmente de origem portuguesa), é uma fortaleza militar histórica do Catar que é património mundial do UNESCO. Em 1550, os habitantes de al-Hasa colocaram-se voluntariamente sob domínio do Império Otomano, preferindo-o em relação ao Império Português.
O Catar tem uma população estimada em 2,8 milhões de habitantes, dos quais apenas 313 mil são nativos catarianos. Os demais são trabalhadores estrangeiros, especialmente de outras nações árabes (13%), do subcontinente indiano (Índia 24%, Nepal 16%, Bangladesh 5%, Paquistão 4%, Sri Lanka 2%), do Sudeste Asiático (Filipinas 11%) e demais países (7%). Também é um dos poucos países do mundo em que os seus cidadãos não pagam impostos.
A religião predominante e oficial do Catar é o islamismo (sunita) embora haja cerca de 5% de seguidores do islamismo xiita. A lei xaria é a principal fonte da legislação do Catar de acordo com a Constituição.
Em 2010, de acordo com o Pew Research Center havia 67,7% de muçulmanos, 13,8% de cristãos, 13,8% hindus e 3,1% budistas.
A população cristã é composta quase inteiramente por estrangeiros. Desde 2008, os cristãos foram autorizados a construir igrejas em terrenos doados pelo governo, mas a atividade missionária estrangeira é desencorajada oficialmente. Apesar de serem uma parcela significativa da população, hindus e budistas não têm um lugar oficial de culto.
Se quiser saber quais são os melhores passeios no Catar, O País do Mundial de 2022, não deixe de ver os restantes vídeos desta série especial do Viaje Comigo. São mais três vídeos mostrando a cultura, costumes, museus, parques, estádios e atrações turísticas na capital do país, Doha, que pode ver clicando nos links a seguir: Passeios e Compras, Mercado Waqif e Catar 4 (Os Estádios Do Mundial FIFA 2022).
Sem comentários:
Enviar um comentário