quinta-feira, outubro 27, 2022

O Jogo da Cabra-cega

A Cabra-cega é um jogo conhecido em toda a Europa. Na França é denominado como colin-maillard, em homenagem a um homem chamado Colin, que numa luta medieval, ficou cego.

Na Itália chama-se Mosca cieca ("mosca cega"); na Alemanha, Blindekuh ("vaca cega"). Nos Estados Unidos a brincadeira é conhecida como blindman’s buff. A cabra-cega é uma brincadeira extremamente comum em vários países ao redor do mundo.

Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), os jogos de cabra-cega eram opção para recreação.

F. Goya - Cabra-cega

Acredita-se, contudo, que esta brincadeira tenha surgido durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Há quem defenda também que a Cabra-cega é uma brincadeira de crianças surgida há mais de 2.000 anos atrás, na Grécia. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano. 

A cabra-cega é, portanto, um jogo recreativo infantil (uma brincadeira a partir dos 6 anos) que estimula a atenção, a concentração e a orientação espacial.

Nesta brincadeira um dos participantes, de olhos vendados (escolhido ou sorteado), será a cabra-cega e, procura adivinhar e apanhar os outros participantes da brincadeira. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Neste jogo não há um número certo de jogadores e o material necessário é apenas uma venda para tapar os olhos da pessoa que faz de cabra-cega.

O jogo começa com os jogadores a fazer uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados, entretanto começam a dizer o seguinte:

"Cabra-cega, donde vens?"
"Venho da serra."
"O que me trazes?"
"Trago bolinhos de atum."
"Dá-me um!"
"Não dou."

Depois, começam todos a dizer "Gulosa, gulosa, gulosa,…" e a fugir, até que ela, ao apanhar alguém, terá de adivinhar quem é. Se assim for, essa pessoa passa a ser a cabra-cega. Antes de começar a apanhar, dá três voltas sobre si mesma, enquanto fogem os jogadores cantando:

"Cabra-cega! Cabra-cega! Tudo ri, mãos no ar, a apalpar, tatear, por aqui, por ali. Tudo ri! Cabra-cega! Cabra-cega! Mãos no ar, apalpando, tateando, por aqui, por ali, agarrando o ar! Tudo ri…"

Se a cabra-cega sair do local, poderá ser avisada pelos jogadores da seguinte forma: "Cabra-cega o que perdeste?"
"Fina ou grossa?"
"Fina" ou "Grossa"
"Então anda achá-la."

Sem comentários: