quinta-feira, março 04, 2021

A Ilha Bonaire

A ilha Bonaire é um município especial dos Países Baixos, situada no mar das Caraíbas, ao largo da costa da Venezuela. Tem cerca de 16.000 habitantes e a capital é Kralendijk.

O grupo de ilhas chamadas de ilhas do sul é constituído por Aruba, Bonaire e Curaçao. As ilhas do sul em conjunto formam as chamadas Ilhas ABC. Nas três ilhas o holandês e o papiamento são as línguas oficiais, sendo que o espanhol e o inglês são falados por muita gente. Bonaire é a segunda maior em área neste arquipélago, depois de Curaçao. 

Bonaire fica a 48 km de Curaçao, a pouco mais de 150 de Aruba e a 80 da Venezuela. É interessante que as ilhas ABC - Aruba, Bonaire e Curaçao – têm as mesmas raízes, no entanto personalidades diferentes.

As ilhas eram habitadas por índios até a chegada dos espanhóis em 1499. Tornaram-se colónias holandesas em 1636. Em 1986, Bonaire passou a fazer parte das Antilhas Holandesas até estas serem extintas em 2010 e então tornou-se um território especial do Reino dos Países Baixos.

Os indígenas que habitavam Bonaire, os Arawak, chamaram-lhe Bojnay ("terras baixas"). Também foi povoada por grupos de índios Caiquetio. 


Bonaire é uma ilha tranquila, sossegada, de grande beleza e repleta de flamingos. Em Bonaire há lagos de água salgada. Um dos mais bonitos é o lago Goto, habitado por 20 000 flamingos. Contudo, é incrível como esta pequena ilha, abençoada pela natureza, guarda os seus maiores segredos debaixo de água. É um verdadeiro aquário a céu aberto, com pontos de visibilidade até 30 metros de profundidade, e o melhor de tudo, com imensos corais localizados junto à costa .

Bonaire tem poucas praias de areia, mas, é um paraíso para quem ama o fundo do mar.

Sem comentários: