sexta-feira, dezembro 31, 2021

Comece o Ano com o Pé Direito: Passas, Sultanas e Corintos

Na passagem de ano, em Portugal, brinda-se com espumante ou champanhe e comem-se 12 passas de uva ou 12 bagos de uva (ao natural) depois de se formularem 3 desejos.
Para que comece o ano com o pé direito, conheça as diferenças entre Passas, Sultanas e Corintos
Simplificando, passas, sultanas e corintos são todos tipos diferentes de uvas secas. No entanto, compreender as diferenças entre estes três tipos pode ser confuso, especialmente para passas e sultanas, pois as suas definições variam em diferentes partes do mundo. 
Nos Estados Unidos, o termo "passa" é aplicado tanto para passas quanto para sultanas. Para distinguir as duas, as sultanas são chamadas de passas "douradas".

Internacionalmente, é uma história diferente. Na maioria dos países, incluindo o Reino Unido, as passas e as sultanas são diferenciadas pelo tipo de uva e pelo método de processamento usado.

A sultana resulta de uma variedade de uva oval sem sementes "branca", também chamada de sultanina, Thompson Seedless, Lady de Coverly e Kishmish de frutos ovais. Também é conhecida como İzmir üzümü na Turquia, uma vez que esta variedade foi amplamente cultivada na região ao redor de İzmir (Esmirna)

As Passas de uva
As passas resultam de um tipo de uva que seca durante cerca de três semanas. As uvas escurecem à medida que secam, o que dá às passas a sua cor castanha escura.

Nos EUA, as passas são normalmente feitas da variedade Thompson Seedless. No entanto, na Austrália, as passas são feitas exclusivamente de variedades de uvas maiores, incluindo Muscat, Lexia e Waltham Cross, e muitas vezes são maiores do que as sultanas por esse motivo.

As passas são de cor escura, têm uma textura macia, um sabor adocicado e são geralmente maiores do que as sultanas e os corintos.

As Sultanas
As sultanas resultam da secagem de uvas verdes sem sementes, principalmente da variedade Thompson Seedless.

Ao contrário das passas, as sultanas são normalmente revestidas com uma solução à base de óleo antes da secagem para acelerar o processo. Por esse motivo, costumam ser de cor mais clara do que passas e corintos. Nos Estados Unidos, as sultanas são conhecidas como "passas de ouro" ou "passas de sultana". Estas uvas são tratadas com um conservante (dióxido de enxofre) para reter a cor mais clara da uva.

Na Austrália, algumas sultanas são feitas sem a solução de secagem. Estas uvas demoram mais a secar - até três semanas - e são de cor castanha escura, por isso, são frequentemente chamadas de sultanas "naturais".

As sultanas são geralmente menores do que as passas e são mais doces e de cor mais clara do que as passas.

Os Corintos, Passas-Corinto ou Passas-Coríntias.
Os Corintos, também conhecidos como "groselhas Zante", são pequenas uvas secas.

Apesar do nome, groselhas Zante, os Corintos são, na verdade, obtidos por meio da secagem (por três semanas) de uma variedade de uvas pequenas e sem sementes chamadas "Corinto Preto" e "Carina". Daí o nome de Passas-Corinto ou Passas-Coríntias.

Devido ao seu pequeno tamanho, apresentam um sabor doce, picante e intenso e conferem textura e doçura aos pratos doces e salgados.

Em resumo:
Passas, sultanas e corintos são tipos de uvas secas e são altamente nutritivas. As passas e as sultanas são suaves, doces e suculentas, enquanto as passas-coríntias (passas sem grainha) têm um sabor intenso, doce e picante. As passas são normalmente as maiores das três. 

Sem comentários: