"Nha fala" é a primeira exposição individual do fotógrafo guineense Abdel Queta Tavares, em Lisboa, Portugal.
A mostra dá a conhecer o olhar singular do artista através de um trabalho formado por retratos fotográficos impressos em médio e grande formato.

No crioulo da Guiné Bissau, de onde Abdel Queta Tavares (1992) é oriundo, "nha fala" significa "minha voz". O conjunto de retratos fotográficos é uma materialização da sua voz enquanto artista e é também expressão da sua luta – uma luta pela descoberta e pela apuração desta sua voz, mas, também, pelo reconhecimento.

Queta Tavares vai buscar inspiração e motivação a tudo o que o leva a contemplar a vida, que o faz sentir especial e traz felicidade: cores, sorrisos, caras, detalhes, expressões e tudo o que enriquece a sua criatividade e o impulsiona a fotografar.

Em 2016 mudou-se para Londres, onde foi descoberto numa loja de Shoreditch pelo fotógrafo britânico David Cantor, que ficou fascinado com a sua roupa e o seu chapéu vermelho, e pediu para tirar o seu retrato. Essa mesma fotografia acabou por ganhar o Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, um dos prémios de fotografia mais prestigiados no mundo, tendo sido apresentada na National Portrait Gallery e em muitos outros locais em Londres.
Sem comentários:
Enviar um comentário