terça-feira, julho 13, 2010

Passear pela Arte

Hoje proponho-lhe uma viagem à volta do mundo. Mas, esta é uma viagem diferente.
É uma viagem feita através de obras arquitectónicas localizadas em várias partes do mundo. Veja a beleza das linhas e através delas a criatividade e génio de alguns arquitectos. E por falar neles, quem não se lembra logo de Sisa Vieira, Soutinho, Cassiano Branco, Souto de Moura, Santiago Calatrava, Óscar Niemeyer, etc.

"Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein" (Óscar Niemeyer).

Óscar Niemeyer (1907) é um arquitecto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do cimento armado.
Os seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. Veja alguns deles na apresentação que escolhi para hoje.





Sem comentários: