sábado, setembro 22, 2012

Aquela máquina...

Por que é que será que os vários países do Mundo ainda não adoptaram esta máquina???
Tenho certeza que se vir este vídeo o vai achar fascinante!!  Esta máquina – que ainda não se encontra disponível para comercialização – processa todo tipo de plástico (polietileno, poliestireno e polipropileno) transformando-o  num gás que poderá ser usado como combustível para fogões ou geradores, e se for refinado, serve até para abastecer carros, motos e barcos.
Este é um assunto que não surpreenderá, contudo,   toda a gente. O vídeo mostra apenas o engenho e a perseverança de um japonês. Deveria tornar-se obrigatório ter um aparelho destes em  casa. Não perca a oportunidade de ver o vídeo que é legendado em português embora o som seja todo em japonês.

sexta-feira, setembro 21, 2012

Coma fruta...

De uma forma muito ternurenta, aqui ficam algumas dicas para uma alimentação saudável. A Ana Paula é uma criança muito fofa e bem ensinada pelos adultos...

quinta-feira, setembro 20, 2012

Últimas Notícias do Sul





"Últimas Notícias do Sul" é um livro que  é o resultado de uma viagem que Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski, amigos de longa data, decidiram fazer pela Patagónia, no final dos anos 90. Aí descobriram um mundo que praticamente já não existe. Sepúlveda tirou notas e Mordzinski fotografou. Depois de uma longa espera, este é o resultado magnífico dessa viagem: as memórias, as experiências, as pessoas, as imagens.

quarta-feira, setembro 19, 2012

Batuque na Cozinha

Aprecie Ney Matogrosso em "Batuque na Cozinha" de Martinho da Vila com composição de João Da Baiana. Do show "Batuque", gravado no Espaço das Artes, em 2001. Ver e ouvir Martinho da Vila a cantar esta música é óptimo mas, o Ney Matogrosso a cantar esta música é extraordinário! Ora veja!

terça-feira, setembro 18, 2012

Razão de ser

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece.
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?
Paulo Leminski

segunda-feira, setembro 17, 2012

Mares & Lagos

Um lago é uma depressão natural na superfície da terra que pode conter uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de cursos de água ( rios e glaciares) que desaguem nessa depressão. A quantidade de água existente nos lagos  depende do clima. As suas dimensões são também variáveis, indo desde alguns metros até várias centenas de quilómetros, como são os Grandes Lagos da América do Norte ou os Grandes lagos Africanos. A sua profundidade  varia, também, de alguns centímetros até várias centenas de metros - o Lago Baikal, na Sibéria, é o mais profundo do mundo, com 1680 metros.  Há alguns processos naturais que dão origem aos lagos. Um levantamento tectónico recente de uma cordilheira pode criar depressões que acumulam água e formam os lagos. O avanço e recuo dos glaciares pode também formar depressões na superfície (é o caso das lagoas da serra da Estrela, em Portugal).  Os lagos salgados formam-se onde não existe escoamento natural ou onde a água se evapora rapidamente (Grande Lago Salgado). Há lagos de origem fluvial e no caso de alguns lagos, como o Baikal e o Tanganica, a sua origem deve-se ao facto de  estarem localizados em zonas de rift continental, e são criados pela subsidência da crosta terrestre à medida que duas placas tectónicas são friccionadas. Estes são os lagos mais antigos e mais profundos do mundo, e tornar-se-ão oceanos dentro de milhões de anos. Por exemplo, julga-se que o Mar Vermelho teve origem num lago de vale de rift continental. Também os vulcões podem criar lagos. Um exemplo é a Caldeira das Sete Cidades, nos Açores. Há também lagos de origem mista (marinho-fluvial) e os lagos artificiais, normalmente resultam da construção de uma barragem, pelo que muitas vezes são designados por albufeiras.
O mar é uma longa extensão de água salgada ligada a um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não têm saída natural, como o mar Cáspio, o mar Morto, ou o mar de Aral (entre outros). O termo é também usado num sentido menos geográfico para designar uma parte de um oceano.

domingo, setembro 16, 2012

Daqui a 4 anos no RJ

Aqui lhe deixo a publicidade da Embratur agradecendo a Londres e chamando a atenção para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Foi apresentada no rio Tamisa , onde uma fonte jorrava águas que serviram como tela. Ficou lindo. O Brasil  demonstrou que o país é mais do que o cartaz turístico do Carnaval.  Se não teve a oportunidade de ver este video aqui fica a oportunidade de assistir. A Embratur lançou o seu canal de vídeos no YouTube, sendo esta uma parte da estratégia de promover o Brasil que já respira o Mundial (Copa) de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.Há ainda o canal Visit Brasil que pretende ajudar os turistas a planearem  a sua viagem para aquele país.