sábado, novembro 28, 2020

A Torta de Maçã

A Torta de Maçã não foi inventada nos Estados Unidos, mas é considerada uma das comidas típicas daquele país. 

Nos Estados Unidos, esta é uma receita utilizada pelas famílias americanas no Dia de Ação de Graças, noutros dias festivos, em feriados, etc. Por isso, a expressão "tão americano quanto uma torta de maçã" acabou por se popularizar entre os habitantes do país.

Quem não se lembra, nos desenhos da Disney, da vovó Donalda, do Pato Donald e dos seus sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luizinho) doidos para comer as tortas de maçã, recém saídas do forno?

Esta torta consiste numa camada de massa – que pode ser massa folhada, areada ou então aquilo a que se chama de "massa podre", que nada mais é do que biscoitos triturados misturados com manteiga – recheada com fatias finas de maçã, cobertas com uma mistura cremosa. Isto tudo vai ao forno e depois pode ser servido com uma bola de sorvete de creme (nata). 

Se quiser experimentar, aqui lhe deixo uma receita.

Ingredientes:

Para a Massa: 

2 chávenas de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 chávena de gordura vegetal, em pedaços
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada
6 colheres (sopa) de água gelada

Preparação da Massa:

No processador, usando a lâmina, misture tudo (menos a água), ligando e desligando o motor até a massa ficar com pequenos pedaços. Com o motor ligado, adicione a água pelo tubo. Processe até que a massa se solte dos lados da tigela. 

Retire e divida a massa em duas partes iguais. Numa superfície polvilhada com farinha abra metade da massa formando um círculo. Forre o fundo e os lados de uma fôrma de torta/tarte de 22 cm de diâmetro, com a massa. Faça o mesmo com a massa restante para cobrir a torta depois de ter colocado o recheio. Pré-aqueça o forno numa temperatura média-alta.

Para o Recheio:

5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
sumo de 2 limões pequenos
1 pitada de noz-moscada
1 chávena de açúcar misturado com canela

Preparação do Recheio:

Depois de fatiar as maçãs, cubra-as com o sumo de limão. À parte, misture a farinha, a noz-moscada e o açúcar já misturado com a canela. Coloque este preparado sobre as maçãs, misturando bem. 

Distribua o preparado anterior das maçãs sobre a massa, fazendo um "monte" no centro. Se quiser, espalhe pedacinhos de manteiga sobre as maçãs. Cubra com a massa restante, selando as bordas. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça vários furos na massa para que o vapor saia. Leve ao forno durante 20 minutos. Baixe, depois, a temperatura do forno para média e asse por mais 20 ou 25 minutos. A massa deve ficar dourada e o recheio deve estar a borbulhar.

Observações:

Sirva a torta com sorvete de creme (nata)! Assim terá a tradicional sobremesa americana "apple pie à la mode".

Sem comentários: