quarta-feira, outubro 28, 2020

Medo do Medo

Assista ao vídeo Medo do Medo, de Capícua (com Beat de João Ruas), com realização de Vasco Mendes.

Ouve o que eu te digo, vou-te contar um segredo, 

é muito lucrativo que o mundo tenha medo, 

medo da gripe, são mais uns medicamentos, 

vem outra estirpe reforçar os dividendos, 

medo da crise e do crime como já vimos no filme, 

medo de ti e de mim, medo dos tempos, 

medo que seja tarde, medo que seja cedo 

e medo de assustar-me se me apontares o dedo, 

medo de cães e de insectos, medo da multidão, 

medo do chão e do tecto, medo da solidão, 

medo de andar de carro, medo do avião, 

medo de ficar gordo velho e sem um tostão, 

medo do olho da rua e do olhar do patrão 

e medo de morrer mais cedo do que a prestação, 

medo de não ser homem e de não ser jovem, 

medo dos que morrem e medo do não!


Medo de Deus e medo da polícia, 

medo de não ir para o céu e medo da justiça, 

medo do escuro, do novo e do desconhecido, 

medo do caos e do povo e de ficar perdido, 

sozinho, sem guito e bem longe do ninho, 

medo do vinho, do grito e medo do vizinho, 

medo do fumo, do fogo, da água do mar, 

medo do fundo do poço, do louco e do ar, 

medo do medo, medo do medicamento, 

medo do raio, do trovão e do tormento, 

medo pelos meus e medo de acidentes, 

medo de judeus, negros, árabes, chineses, 

medo do "eu bem te disse", medo de dizer tolice, 

medo da verdade, da cidade e do apocalipse, 

o medo da bancarrota e o medo do abismo, 

o medo de abrir a boca e do terrorismo.


Medo da doença, das agulhas e dos hospitais, 

medo de abusar, de ser chato e de pedir demais, 

de não sermos normais, de sermos poucos, 

medo dos roubos dos outros e de sermos loucos,

medo da rotina e da responsabilidade, 

medo de ficar para tia e medo da idade, 

com isto compro mais cremes e ponho um alarme,

com isto passo mais cheques e adormeço tarde, 

se não tomar a pastilha, se não ligar à família, 

se não tiver um gorila à porta de vigília, 

compro uma arma, agarro a mala, fecho o condomínio, 

olho por cima do ombro, defendo o meu domínio, 

protejo a propriedade que é privada e invade-me 

a vontade de por grade à volta da realidade, 

do país e da cidade, do meu corpo e identidade, 

da casa e da sociedade, família e cara-metade... 

tenho tanto medo... nós temos tanto medo... tenho tanto medo...

Refrão: 

o medo paga a farmácia, aceita a vigilância, 

o medo paga à máfia pela segurança, 

o medo teme de tudo por isso paga o seguro, 

por isso constrói o muro e mantém a distância!


Eles têm medo de que não tenhamos medo!

Sem comentários: