A Rua da Praia de Pedrouços é mais uma rua cuja toponímia nos lembra a existência, em tempos recuados, de praias fluviais na cidade de Lisboa.
A Rua da Praia de Pedrouços liga a Rua da Praia do Bom Sucesso à Rua de Pedrouços e foi um topónimo fixado na memória ribeirinha de Lisboa em data que se desconhece.
Sabe-se que nos finais do século XIX e princípios do século XX tiveram o seu apogeu as praias de Pedrouços, da Torre de Belém e da Cruz da Pedra, na zona ribeirinha do Tejo.
O areal do limite sul do sítio de Pedrouços era o seu grande motivo de fama na 2ª metade do século XIX, já que depois de Belém era a praia dos arrabaldes de Lisboa mais procurada pela aristocracia, pela alta burguesia e até pela intelectualidade da época. Existem referências para o ano de 1873 da presença nesta praia da Viscondessa de Algés, do Conde de Casal Ribeiro, de Fortunato Chamiço e de Eça de Queirós, com as suas famílias.
Esta rua é também conhecida porque aí foi fundada em 1898 a Academia Dramática Familiar e, porque num dos seus edifícios ter aí falecido, José Agostinho de Macedo (1761 – 1831), pregador e polemista panfletário.
Sem comentários:
Enviar um comentário