sábado, abril 20, 2019

Os Fidalguinhos e as Pederneiras

Braga é um cidade de forte tradição religiosa. Quando chega a Páscoa, muito do receituário desta quadra, está relacionado com a doçaria conventual.
No conjunto dos doces tradicionais, desta época, destacamos os fidalguinhos e as pederneiras.
Os fidalguinhos são uns biscoitos, crocantes,  cuja receita tem origem na doçaria conventual, integrando o receituário do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Braga.

A forma destes biscoitos assemelha-se a duas pernas cruzadas, uma sátira aos Fidalgos, os nobres hereditários, que não tinham de se esforçar para atingir o que quer que fosse. As pederneiras representam o antigo passeio das ruas de Braga.

Pela história e pelo sabor, são presença típica e obrigatória nas mesas da Páscoa bracarense e desaparecem num ápice por se tornarem muito viciantes. 


Fidalguinhos

Ingredientes:

1 colher (chá) de canela
100 g de açúcar
2 gemas + 2 ovos inteiros
300 g de farinha c/ fermento
50 g de manteiga
raspa de ½ limão


Preparação:

Comece por peneirar a farinha com o açúcar.
Junte os ovos, as gemas, a manteiga, a raspa de limão e a canela, amassando muito bem. Deixe a massa descansar cerca de ½ hora.
Retire pedacinhos de massa e molde rolos finos (sensivelmente da largura do dedo mindinho), com um comprimento aproximado de 20 cm. Dobre-os depois ao meio e torça-os, fazendo tranças.
Coloque os fidalguinhos num tabuleiro untado e polvilhado com farinha.
Leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180º C, durante 15 minutos ou até os biscoitos estarem dourados. Retire-os do tabuleiro quando estiverem mornos.

Nota:
Se gostar, poderá polvilhar os biscoitos com açúcar em pó e canela antes de os levar ao forno.

1 comentário:

Reny Almeida disse...

😍 Perfeito!😋😋