A NASA divulgou as fotos do Cometa do Natal que é o mais brilhante dos últimos 20 anos. Durante a passagem, o cometa esteve localizado na constelação de Touro, perto das Plêiades e emitiu uma cor verde – comum em cometas como o Lovejoy e o Machhol – devido à nuvem brilhante de gás e poeira que envolve o cometa. A sua composição de cianogénio e carbono diatómico brilham na cor verde quando a nuvem é ionizada pela luz solar.
O Cometa Verde de Natal passou a uma distância de 11,4 milhões de km da Terra - 30 vezes a distância da Lua. Apesar de parecer uma grande distância, o cometa pôde ser visto a olho nu.
A cada cinco anos e meio, o cometa 46P completa a sua órbita, passando longe da Terra, na maioria das vezes. Mas este ano não foi isto que aconteceu. Este foi um dos cometas a passar mais próximo do nosso planeta em 70 anos e a décima maior aproximação à Terra.
O Cometa de Natal foi descoberto em 1948 pelo astrónomo Carl Wirtanen. O 46P/Wirtanen tem uma largura de 1,1 kms e a sua órbita, de cinco anos e meio em cinco anos e meio, é considerada rápida para um cometa, já que os de período longo costumam completar as suas órbitas em 200 anos ou mais. Fonte: Último Segundo
Se quiser ficar a saber um pouco mais sobre o assunto, assista aos dois vídeos que se seguem.
Aqui vai o primeiro. Não perca!
E agora o segundo. Ora veja!
Sem comentários:
Enviar um comentário