Caracórum é uma cordilheira localizada na fronteira entre o Paquistão, a China e a Índia, nas regiões de Guilguite, Ladaque e Baltistão. É uma das grandes cordilheiras da Ásia. Por vezes, é considerada como fazendo parte dos Himalaias, embora, tecnicamente, não os integre. "Caracórum" significa "cascalho negro" em turcomano, porque diversos dos seus glaciares e geleiras estão recobertas por aquele material.
A cordilheira inclui mais de 60 picos acima dos 7 000 metros, incluindo o K2, a segunda montanha mais alta do planeta, com 8 611 metros.
A estrada de Caracórum (considerada a Oitava Maravilha do Mundo) é a estrada internacional, pavimentada, que atinge maior altitude. Liga a República Popular da China ao Paquistão através das montanhas do Caracórum. Conhecida pelos chineses como a "autoestrada da amizade", atravessa a passagem de Khunjerab (ou passo) a uma altitude confirmada de 4693 metros, com as coordenadas geográficas 36º51'N 75º25'40"E.
A estrada de Caracórum é também conhecida pela abreviatura em inglês KKH (Karakoram Highway) e une as cidades de Kashgar na China à capital paquistanesa, Islamabad. No seu percurso, de 1300 km, 400 dos quais são em território chinês, segue parte da antiga Rota da Seda.
A estrada, iniciada em 1959 e concluída em 1986, atravessa o território de Caxemira, região em eterna disputa entre a Índia e o Paquistão, o que a converteu num ponto de vital importância estratégica e militar.
Sem comentários:
Enviar um comentário