A Paisagem Protegida da Rocha da Pena localiza-se nas freguesias de Salir e Benafim, concelho de Loulé.
A criação desta Paisagem Protegida teve como objetivos proteger e conservar os aspetos físicos, estéticos, paisagísticos e biológicos do Barrocal algarvio, fomentando de forma equilibrada o desenvolvimento económico, social e cultural da região.
A Rocha da Pena (479 m) constitui uma das elevações do Barrocal algarvio, e apresenta uma cornija calcária com cerca de 50 metros de altura, cujo planalto atinge aproximadamente 2 kms de comprimento. Ao longo dos anos, a sua rocha calcária tem sofrido uma lenta erosão química, dando origem a fendas e grutas.

Das aves residentes destacam-se o gaio Garrulus glandarius, o búteo ou águia-de-asa-redonda Buteo buteo, uma ave de rapina bastante comum por toda a Europa, e a águia-de-bonelli Hieraaetus fasciatus.
A garça-real Ardea cinerea e o tordo-ruivo Turdus iliacus são aves invernantes. Das aves nidificantes estivais, pode-se observar o abelharuco Merops apiaster e o cuco-canoro Cuculus canorus, que deposita os seus ovos no ninho de outras aves.
Além da avifauna, também ocorrem na Rocha da Pena, mamíferos importantes como o coelho, o javali e pequenos predadores como a raposa Vulpes vulpes, a gineta e o sacarrabos. Também ali existem duas espécies de morcegos, o morcego-de-peluche e o morcego-rato-pequeno, que são espécies consideradas em perigo de extinção.
A Rocha da Pena possui as melhores condições para a prática de variadas actividades desportivas, como a escalada, os percursos pedestres e as ultramaratonas, como pode ver nos vídeos abaixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário