
A população da Guiné-Bissau é etnicamente diversa e tem muitas línguas, costumes e estruturas sociais distintas .
Na Guiné-Bissau podem ser referidos os seguintes grupos étnicos, entre outros: os fulas e os povos de língua mandinga, que compõem a maior parte da população e estão concentrados no norte e nordeste do território; os balantas, que vivem nas regiões costeiras do sul e os manjacos, que ocupam as áreas costeiras do centro e norte. Existem ainda outras etnias, mas, a maioria da restante população são mestiços, com ascendência mista de portugueses e africanos, além de uma minoria de Cabo Verde.

Apenas 14% da população fala português, estabelecido como língua oficial durante o período colonial. Quase metade da população (44%) fala kriol, uma língua crioula baseada no português, enquanto os restantes habitantes falam uma variedade de línguas africanas nativas. As principais religiões são as religiões tradicionais africanas e o islamismo; há uma minoria cristã (principalmente católica romana).


Apesar da morte do líder, a luta pela independência prosseguiu, e o PAIGC declarou unilateralmente a independência da Guiné-Bissau em 24 de setembro de 1973 (faz hoje 42 anos). Nos meses que se seguiram, o ato foi reconhecido por vários países, sobretudo socialistas e africanos. Todavia Portugal só reconheceu a independência da Guiné-Bissau em 10 de setembro de 1974, após a Revolução dos Cravos - ela própria devida, em larga medida, ao impasse em que caíra o esforço bélico português na pequena colónia.

O produto interno bruto (PIB) per capita do país é um dos mais baixos do mundo. A Guiné-Bissau é membro da União Africana, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, da Organização para a Cooperação Islâmica e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Proponho-lhe que aprecie agora alguns excelentes vídeos sobre a geografia e cultura deste país lusófono.
O vídeo "A Ilha dos Bijagós" Agora outro sobre "Bubaque: O Paraíso Existe". E ainda outro sobre: "Um casamento da etnia papel na Guiné - Bissau".
Sem comentários:
Enviar um comentário