Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular formado por dez ilhas e localizado na região central do Oceano Atlântico.
Cabo Verde situa-se a cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, tem uma área total de pouco mais de 4.000 km2 e é um arquipélago de origem vulcânica. As ilhas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m.
Das 10 ilhas, 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, estão divididas em dois grupos:
Ao norte, as ilhas de Barlavento: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista e os ilhéus desabitados Branco e Raso, o ilhéu dos Pássaros, Rabo de Junco, Sal Rei e do Baluarte. Ao sul, as ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo, Brava e ainda os ilhéus de Santa Maria, Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luís Carneiro, Sapado e Areia.
As maiores ilhas são a de Santiago, onde se situa a cidade da Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão.
A cidade da Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.
Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram estas ilhas desabitadas no século XV (mais propriamente em 1460). Foi o primeiro assentamento europeu nos trópicos. Idealmente localizado para o comércio de escravos no Atlântico, o arquipélago prosperou e muitas vezes chegou a atrair corsários e piratas, entre eles Sir Francis Drake, na década de 1580. As ilhas também foram visitados pela expedição de Charles Darwin em 1832.
No momento da sua independência de Portugal, em 5 de julho 1975 (fez recentemente 40 anos), os cabo-verdianos emigraram para todo o mundo, de tal forma que a população no século XX com mais de meio milhão de pessoas nas ilhas é igualada pela diáspora cabo-verdiana na Europa, na América e na África.
A economia cabo-verdiana assenta principalmente no crescente turismo e em investimentos estrangeiros. Este país e os turistas que o visitam, beneficiam do clima quente o ano todo, da paisagem diversificada e da riqueza cultural, especialmente na música.
A 5 de julho de 1975, proclamou-se a independência do país, considerado na altura por muitos como um país inviável, devido às suas próprias fragilidades, havendo vozes políticas em Portugal, que eram contra a independência do arquipélago, afirmando que Cabo Verde deveria usufruir de autonomia administrativa tal como os outros arquipélagos portugueses (Açores e Madeira).
Em 1991, o país conheceu uma viragem na vida política nacional, tendo realizado as primeiras eleições multipartidárias e instituindo uma democracia parlamentar, tendo demonstrado sabiamente, que é um país viável
Proponho-lhe agora que veja dois pequenos vídeos sobre este jovem país: "Cabo - Verde- o país da Morabeza em Imagens" e outro sobre as "Praias de Cabo-Verde". Aí está o primeiro. Não perca!
E agora o segundo sobre as Praias de Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário