quinta-feira, março 26, 2015

A Educação Geográfica e os Livros de Geografia

 É necessário reflectirmos sobre a importância do ensino da Geografia na educação actual em geral, por isso, é relevante conhecermos a evolução do ensino desta disciplina ao longo do tempo.
"A Comissão de Educação Geográfica afirma que a educação geográfica é indispensável para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e activos no mundo actual e no futuro (CEG, 1992: 5). A Geografia não é (e nunca foi…) uma disciplina neutra; ela transmite valores, quer explícita quer implicitamente. A diferença reside apenas nos valores que se têm tentado transmitir, ao longo dos tempos. Nos últimos anos, têm-se evidenciado mudanças no ensino da Geografia. A um modelo centrado na transmissão da informação, associada a uma ideia de neutralidade, objectividade e racionalidade de aprendizagem, confronta-se hoje um outro onde se atribui especial atenção aos conceitos, às atitudes e aos valores éticos (André e Cachinho, 1996: 1)  - O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O CASO DA GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO, Alzira Filipe Alberto". 
Veja então, os caminhos trilhados pela educação geográfica em Portugal recordando o "Livro de Geografia de Portugal e Colónias (3ª e 4ª Classes)".
No Estado Novo, os autores dos livros de Geografia para o ensino Primário, eram no geral professores primários anónimos, que ignoraram a supressão da disciplina, ditada nos anos 30.

Sem comentários: