sábado, julho 26, 2014

A Ilha de Reunião: a ilha intensa

Ilhas Mascarenhas é a designação dada a um conjunto de ilhas que formam um vasto "arquipélago" localizado a sudoeste do Oceano Índico, a leste de Madagáscar.  Apesar do nome comum, as Mascarenhas não constituem um verdadeiro arquipélago, sendo antes um conjunto de vários arquipélagos vizinhos que agrupa ilhas com uma estrutura geológica e uma história muito diferenciadas, embora com uma origem comum e constituindo uma região biogeográfica distinta.
As ilhas Maurícia, Agalega, São Brandão (Cargados Carajos) e Rodrigues formam a República da Maurícia. Já a ilha Reunião é um departamento francês no Oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar.
A ilha de Reunião, cuja capital é Saint-Denis, é uma das duas maiores ilhas, das Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra: a Maurícia. A Reunião tem, no entanto, várias dependências, espalhadas ao redor de Madagáscar, no Índico e no Canal de Moçambique. Tem estatuto de região administrativa, e uma extensão de 2510 km2, estando situada a cerca de 800 km a leste de Madagascar.
A ilha tem uma forma ovalada e é atravessada por duas zonas montanhosas principais: Cirques de Cilaos, Salazie e Mafate, e a zona vulcânica em redor do Piton de la Fournaise.
Reunião foi visitada, embora não colonizada, por marinheiros europeus (portugueses), árabes e polinésios, e foi reclamada pela primeira vez em 1644 pela Companhia Francesa das Índias Orientais, que levou à ilha colonizadores franceses e escravos africanos.
Em 1764 a ilha passou a ser governada diretamente pela França, e as revoltas de escravos que se produziram propiciaram a fuga de muitos para o interior e o estabelecimento dos seus próprios povoados. A ilha experimentou uma forte crise, quando a escraturao foi abolida em princípios do século XIX, e os franceses tiveram de importar mão de obra hindu que acabou por modificar a composição demográfica da ilha.
Após a 2ª Guerra Mundial, a ilha de Reunião passou a ser um departamento francês. Desde os anos 70 que têm surgido enormes pressões de todos os partidos de esquerda, no sentido da ilha obter uma maior autonomia. Se quiser ficar a conhecer melhor esta bela e intensa ilha, veja com atenção, a apresentação que se segue.  

Sem comentários: