segunda-feira, maio 26, 2014

Angélica (Zuzu Angel)

Zuleika Angel Jones, nascida Zuleika de Souza Netto e conhecida como Zuzu Angel, (1921 — 1976) foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel.
Zuzu era uma personalidade muito conhecida no Brasil na época da ditadura militar. Ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas pelo seu trabalho inovador como estilista de moda, mas também pela busca pelo filho, militante de organizações extremistas, assassinado pelo governo brasileiro da época e transformado em desaparecido político. Zuzu enfrentou as autoridades brasileiras da altura e levou a sua busca e a sua denúncia ao conhecimento de várias personalidades importantes no exteriordo país .
A busca de Zuzu pelas explicações, pelos culpados e pelo corpo do filho só terminou com sua morte, ocorrida em 1976, num acidente de carro.
Uma semana antes do acidente, Zuzu deixara na casa de Chico Buarque de Hollanda um documento que deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse, em que escreveu: "Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho".
Depois de sua morte, Zuzu foi homenageada em livros, música e filme (que pode ver aqui). Chico Buarque compôs em sua homenagem, sobre a melodia de Miltinho, a música Angélica, que aqui lhe deixo.
Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento
Só queria lembrar o tormento
Que fez o meu filho suspirar

Quem é essa mulher
Que canta sempre o mesmo arranjo
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar

Quem é essa mulher
Que canta como dobra um sino
Queria cantar por meu menino
Que ele já não pode mais cantar
Miltinho - Chico Buarque -1977
 

Sem comentários: