A gastronomia turca é rica em massas, vegetais, carnes, peixes e sobremesas. Herdeira da culinária otomana e da localização geográfica do país, a gastronomia turca caracteriza-se pelo cruzamento de sabores da Ásia e do Mediterrâneo Oriental e foi enriquecida, ao longo dos séculos, devido às migrações dos turcos, desde a Ásia Central até a Europa.
Entre os elementos trazidos da Ásia Central pelos turcos, estão o iogurte e o yufka, a fina massa também conhecida como filo, que constitui a base da baklava e da bureka. Além destes pratos, existem outros muito difundidos por todo o Médio Oriente e Europa Oriental, como por exemplo, o dolma, o döner, os diferentes tipos de kebab, os mantis (uma espécie de ravioli), beğendi (pasta de berinjela), o pilaf de arroz, e o kadayif (doce feito de massa cabelo de anjo, ricota e pistachio).
A baklava ou baclava é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistachios, avelãs e sementes de sésamo e de papoila. Se quiser ficar a saber como se prepara este doce, basta clicar aqui.
É geralmente servida como sobremesa nos países que fizeram parte do antigo Império Otomano, sendo um dos pratos nacionais da Turquia.
Baclava |
Já agora, não poderiamos deixar de falar do café turco. O café turco é um tipo de café tradicional da Turquia e de diversos territórios que outrora integraram o Império Otomano, tais como a Grécia, o Médio Oriente, parte do Norte de África e os Balcãs. É preparado a partir de café moído com consistência de farinha. A bebida resultante fica muito concentrada e espessa, servindo-se tradicionalmente em chávenas pequenas, sem pega, com ou sem açúcar.
Sem comentários:
Enviar um comentário